Dos tribunais à cozinha. Thiago Menezes, bacharel em Direito, largou a carreira jurídica para se dedicar à gastronomia - Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias
Dos tribunais à cozinha. Thiago Menezes, bacharel em Direito, largou a carreira jurídica para se dedicar à gastronomia – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

O dia a dia no mercado de trabalho tem sido cada vez mais desafiador. E para superar os obstáculos, muitas pessoas estão optando por mudar de profissão, e, diante das dificuldades de conseguir emprego e prover uma vida melhor para si e para a família, algumas escolhem até mesmo abrir o próprio negócio.

Foi exatamente assim que Thiago Menezes, bacharel em Direito, resolveu largar a carreira na área jurídica e se dedicar à gastronomia, profissão que ele sempre vivenciou em casa, mas que demorou a se decidir por ela.

Os avôs, materno e paterno, eram cozinheiros. A mãe se formou em gastronomia. Ele viu nesse ramo a oportunidade para um novo rumo em sua vida profissional. O primeiro passo para a mudança foi dado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN).

“Após cursar Direito, eu fiz o curso de Cozinheiro no Senac e depois fiz graduação em Gastronomia”, diz Thiago Menezes, que após os cursos conseguiu emprego em alguns restaurantes de Natal. Neles, adquiriu mais experiência, até que resolveu empreender e dar início ao sonho de abrir o seu negócio.

“Eu já tinha toda uma bagagem no mercado de trabalho gastronômico, e a convite de alguns amigos, a gente montou um bar voltado para clubes esportivos. Esses locais estavam em uma crescente, e precisavam de um espaço para as pessoas se alimentarem antes e após os treinos. E a gente acabou criando ‘Os Cinco Bar’”, explica Thiago, que está desde 2019 empreendendo na gastronomia potiguar.

O empreendimento criado por Thiago Menezes hoje conta com três unidades, todas instaladas dentro de clubes esportivos, nos bairros de Lagoa Seca, Candelária e Ponta Negra. Em meio à jornada entre a formação e o empreender, ele atuou também como professor do próprio Senac.

“Eu me formei pelo Senac e fui professor de lá no ano de 2014, pelo projeto Pronatec, que levava ensino para municípios onde as pessoas não tinham condições de acesso ao curso. O Senac levou o conhecimento para essas cidades, e eu participei dando aula durante quase sete meses”, conta Menezes, relembrando a experiência como uma “bagagem” que hoje é aplicada no sucesso do próprio negócio.

Esta matéria faz parte de uma série de reportagens sobre mudança de carreira. A segunda parte, publicada na sexta-feira (29), pode ser lida clicando no link a seguir: Potiguar larga mestrado em engenharia aeroespacial para se dedicar à gastronomia.

Quem também virou a chave para empreender na área da gastronomia foi o George Nacre, dono da Casa Nacre. Formado em Ciências Contábeis e Administração, ele atuava como vendedor de material cirúrgico de alto custo, e resolveu dar outros rumos para a vida profissional em 2016.

George Nacre se apaixonou pela gastronomia depois de uma vida dedicada ao comércio de materiais cirúrgicos – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

“Eu fui para São Paulo procurar a maior referência em gastronomia no Brasil para que eu pudesse absorver o maior conhecimento. E fui em busca daquele que considero o melhor cozinheiro e professor de gastronomia do Brasil, o francês Laurent Suaudeau”, conta George Nacre, que acabou não estudando com o mestre que havia ido buscar. Mas, recebeu dele um conselho fundamental para o sucesso que tem hoje.

“Eu conversei com ele – Laurent Suaudeau –, que me disse o seguinte: George, se tu queres se formar cozinheiro, não faz comigo o curso. Você vai gastar muito dinheiro, muito tempo, e não vai absorver da forma como absorveria se fizesse o curso de cozinheiro no Senac. Lá vão te preparar melhor para isso”, relembra George Nacre.

A base para iniciar a transição de carreira que Thiago Menezes e George Nacre fizeram foi a mesma: o Senac RN. A instituição tem se moldado para atender à demanda cada vez maior por mudança de carreira. O NOVO conversou com o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, sobre esse momento de transição de carreira.

Entrevista – Raniery Pimenta

Escolher uma profissão sempre foi um grande desafio. E quando essa escolha não dá certo, a transição pode se tornar ainda mais difícil. Como o Senac pode contribuir para esse processo de escolha e transição de carreira?

Sabemos que a escolha de uma profissão não é um processo fácil. Ainda mais quando se é jovem, sendo necessário tomar esse tipo de decisão ainda cedo. Acontece também já na vida adulta, quando ocorre a “virada de chave” profissional para algumas pessoas que decidem mudar de carreira, e esse processo também se apresenta como um grande desafio. Diante desse contexto o Senac RN, estruturou um setor da instituição para a criação do Senac Carreiras. Nossa iniciativa busca impulsionar o sucesso profissional dos indivíduos, promovendo oportunidades de empregabilidade, desenvolvimento de carreiras e educação corporativa. Através dessas ações, buscamos criar uma rede sólida de conexões entre talentos e organizações, colaborando para o crescimento econômico e social, e construindo um futuro próspero para todos.

Os motivos para as mudanças são variados, incluindo a escassez de vagas no mercado de trabalho. Empreender tem sido a escolha de muita gente. Como o Senac participa desse processo de sair da busca por emprego para se tornar dono do próprio negócio?

As ações realizamos vão além do desenvolvimento das pessoas, nosso propósito primordial é de transformar vidas por meio da educação profissional. Para que isso aconteça, combinamos o conhecimento técnico oferecido pelo nosso corpo de instrutores, habilidades comportamentais e experiências práticas vivenciadas pelos alunos, e assim buscamos formar profissionais cada vez mais preparados para atender às demandas do mercado, quer seja contribuir para o crescimento das empresas em que atuam ou na buscar de empreender no seu próprio negócio. Claro que para que isso ocorra nós ofertamos em nosso portifólio, cursos de diversas modalidades nas áreas de gestão, comunicação, moda, beleza e gastronomia. A partir destes cursos, os nossos alunos estão munidos de conhecimentos e ferramentas para iniciar o desafio de empreender ou, como também acontece, aprimorar e impulsionar os negócios que já empreendem. Afinal, todo empreendedor deve buscar se qualificar para sempre oferecer um serviço de excelência para seus clientes.

Que áreas são mais buscadas no Senac RN atualmente? A demanda de alunos buscando uma nova profissão é maior que a daqueles que estão tentando a primeira?

Na área de Idiomas, nosso carro chefe, e área mais procurada, já são 25 anos de atuação, com cinco opções de cursos: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão. Estamos, inclusive, com matrículas abertas para primeiro semestre, com opções de turmas on-line e presenciais. As matrículas podem ser feitas no site rn.senac.br ou presencialmente em qualquer unidade. Outras áreas que são muito procuradas são as de Turismo e Gastronomia. Para essas áreas, que são umas das principais atividades econômicas do estado, a instituição dispõe da unidade Barreira Roxa, um complexo moderno que conta com o hotel-escola e o centro de ensino com capacidade para 2 mil matrículas por ano. Uma área que tem se destacado como tendência no mundo do trabalho, sobretudo após a pandemia Covid-19 é a de Tecnologia da Informação. Ainda em 2021, lançamos o Programa Senac de Educação 4.0. Focado em formar profissionais para preencher uma importante lacuna no mercado brasileiro, o Programa é fruto da modernização dos portfólios da instituição para atender as necessidades dos setores impactados pela transformação digital. Nosso portfólio dispõe de cursos como: Administrador de Redes; Arquitetura de Sistemas Cloud Computing; Proteção de Dados em Segurança de Redes de Computadores; Operador de Computador; Business Intelligence com Power BI; Lógica de Programação e outros. Em 2023, ampliamos ainda mais nossa oferta de cursos voltado para área de Inteligência Artificial. São sete títulos, dentro dos segmentos de design, marketing, gestão, T.I e educação, voltados para uso especializado das novas tecnologias. Os participantes poderão compreender conceitos importantes desde a introdução à Inteligência Artificial, passando pelo aprendizado de máquina (machine learning), ética e redes neurais, aplicados para área de atuação específica.

Senac RN – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Mudança de carreira em alta

Pesquisa realizada pela consultoria ADP Research Institute mostra que quatro em cada cinco brasileiros (81%) consideraram realizar migração de carreira nos últimos 12 meses. Para o estudo ‘People at Work 2022: A Global Workforce View’ foram ouvidos 32.924 trabalhadores no Brasil e diversos outros países.

“Mudar de carreira, neste contexto, possui relação direta com a busca por melhor qualidade de vida. Não é somente ganhar mais, mas chegar ao final do dia com o sentimento de satisfação pelas realizações obtidas”, analisa Mariane Guerra, vice-presidente de RH para a América Latina da ADP.

Outro estudo, da EDC Group, que ouviu profissionais de diversos setores do mercado, também destacou que mais da metade dos entrevistados, ou seja, 53%, confessaram ter perdido o interesse nas atividades que costumavam desempenhar após a pandemia do Covid-19. Esses números refletem um profundo descontentamento em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Dentro do universo de participantes, 62,3% relataram que estão agora mais focados em oportunidades que permitam conciliar suas atividades profissionais com aspectos pessoais, como a prática de exercícios físicos. Além disso, 51% dos entrevistados expressaram o desejo de adotar jornadas de trabalho flexíveis.

Oportunidades abertas: Senac oferta mais de 350 cursos profissionalizantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( Senac RN) se destaca como referência no campo da educação profissional no Rio Grande do Norte. A instituição oferece uma ampla gama de cursos em mais de 10 áreas de atuação.

Atualmente, o Senac conta com 350 cursos em seu portfólio. As áreas de atuação incluem Idiomas, Gestão, Comércio, Gastronomia, Comunicação, Tecnologia da Informação, Beleza, Saúde, Educação e Turismo.

Marcelo Queiroz, atual presidente do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), explica que, no cenário atual, quando o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e exigente, a capacitação profissional é fundamental para garantir uma carreira sólida e preparar para aproveitar as melhores oportunidades.

Marcelo Queiroz detalha que a Fecomércio, ao lado do Senac RN, desempenha um papel para garantir uma força de trabalho moderna e preparada. Ele explica que o perfil dos alunos que buscam qualificação é bastante variado. Desde jovens que procuram sua primeira experiência profissional até adultos que desejam aprimorar suas habilidades e avançar em suas carreiras. Uma das características da instituição é a presença abrangente em todo o Rio Grande do Norte, com unidades tanto na capital quanto no interior do estado.

No Hotel-escola Senac Barreira Roxa, por exemplo, são formados mais de 2,5 mil profissionais por ano. Além disso, a instituição encaminha cerca de 2,6 mil alunos para entrevistas e contratações em diversas empresas.

Entrevista com Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio
Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio – Foto: Carlos Azevedo

Qual a importância dos cursos de profissionalização para a formação de carreira?
Mais do que importantes, os cursos de profissionalização são fundamentais. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então quem quer construir uma carreira sólida precisa estar pronto para aproveitar as melhores oportunidades. Investir em capacitação profissional é a melhor forma de fazer isso, porque dá ao trabalhador todo o conhecimento técnico necessário e garante que as empresas contarão com uma mão-de-obra qualificada. Em todas as áreas, da beleza à tecnologia, o candidato que tem um curso profissionalizante em seu currículo certamente se destaca.

Qual o papel da Fecomércio para garantir força de trabalho moderna e preparada? Como o Senac está inserido na formação de mão de obra no RN?
A Fecomércio RN acompanha de perto os negócios que movimentam nosso Comércio de Bens, Serviços e Turismo, seja por meio dos sindicatos filiados, reuniões com o corpo técnico do Sesc e Senac voltado à Educação, que enxergam as demandas profissionais que estão surgindo e a necessidade de mão de obra. Isso nos dá uma visão privilegiada e permite oferecer soluções de capacitação direcionadas, assertivas, desenvolvidas para suprir a demanda por mão-de-obra das empresas que geram riqueza no RN. No Hotel-escola Senac Barreira Roxa, por exemplo, formamos, por ano, mais de 2,5 mil profissionais do turismo – como garçons, confeiteiros, recepcionistas, camareiras e cozinheiros – que ajudam a oferecer uma experiência completa para quem visita o Rio Grande do Norte, impulsionando nosso turismo.

O Senac tem dados da inserção dos egressos dos seus cursos no mercado de trabalho?
Temos, dentro do Senac RN, o Senac Carreiras, que reúne empresas que estão à procura de colaboradores e pessoas que estão interessadas em uma vaga de trabalho, além de proporcionar treinamentos, consultorias e orientação profissional. Dentro desse ‘guarda-chuva’, há o Senac Empregabilidade, que nada mais é do que fazer o elo entre as empresas e alunos formandos do Senac que estão disponíveis para o mercado de trabalho. Temos cerca de 600 empresas cadastradas e, nos últimos três anos, encaminhamos aproximadamente 2.600 alunos para entrevistas e contratações. Ou seja, além de capacitar, qualificar, ajudamos a conquistar uma tão sonhada vaga de trabalho.

Qual a perspectiva do Senac para a formação de profissionais para os próximos anos? Quais os setores devem ganhar mais atenção?
O Senac busca estar sempre alinhado às necessidades do mercado local, oferecendo uma educação profissional que preenche as lacunas observadas em nosso comércio e turismo. Para oferecer o que há de mais moderno à mão-de-obra potiguar, nosso catálogo é atualizado de acordo com as principais tendências do mercado de trabalho. Em resposta aos avanços tecnológicos recentes, nossas unidades passaram a oferecer cursos de inteligência artificial (IA), por exemplo. Estamos vivendo uma era de grandes transformações digitais, que estão causando mudanças profundas no comportamento do consumidor e nas relações de trabalho. Então, devemos preparar nossa cadeia produtiva para essa realidade. É por isso que o Senac RN criou todo um portfólio de cursos dedicado à IA. Para garantir que nossos profissionais farão o melhor uso dessa tecnologia inovadora, nosso novo catálogo conta com um total de sete capacitações nas áreas de design, marketing, gestão, T.I e educação.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________