Foto: Wesley Duarte (Secom/PMM)

As famosas festas de São João de Nordeste começam a “ferver” a partir deste fim de semana. No entanto, a previsão do tempo indica que os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa leste do Nordeste devem manter o tempo instável nos principais polos juninos da região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente irá contribuir para a manutenção das chuvas desde o litoral até o agreste do Nordeste.

No litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, estima-se que entre os dias 15 e 19 de junho sejam registrados cerca de 40 mm de chuva.

Já no litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além do norte do Maranhão, espera-se um acumulado de aproximadamente 20 mm nesse mesmo período. Por outro lado, no interior da Bahia, Piauí e Maranhão, o sol deverá prevalecer e não há previsão de chuvas.

Em Mossoró, na região Oeste potiguar, a chuva será menos intensa, ocorrendo com menor volume acumulado e de forma mais pontual, provavelmente em forma de garoa.

Em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), dois importantes centros de festas juninas, espera-se que o sol apareça entre muitas nuvens ao longo do dia, com vários períodos de nublado.

Segundo os institutos de meteorologia, é importante destacar que a chuva pode ocorrer a qualquer momento, variando de moderada a forte intensidade. Essas áreas também devem experimentar umidade acompanhada de raios e rajadas de vento de 40 a 60 km/h. Espera-se um acumulado diário entre 5 e 15 mm nessas regiões.