Werner Farkatt, diretor técnico, e Leon Aguiar, diretor geral do Idema – Foto: Danny Nunes

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) aprovou parecer técnico para concessão de licença prévia ao município de Natal para início das obras de drenagem de engorda da Praia de Ponta Negra. A autorização tem prazo de cinco anos, devendo a prefeitura municipal iniciar as obras dentro desse período, observando ainda a obtenção das licenças e autorizações que permitam a intervenção na área.

O documento emitido pelo Idema e divulgado na manhã desta terça-feira (25), condiciona a emissão da licença prévia ao cumprimento de uma série de condicionantes exigidas pelo órgão ambiental, que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Ibama) a delegação de competência para licenciar a obra, dado que a área onde o município pretende intervir pertence à União.

Leia também

Ao todo o Instituto apresentou 52 condicionantes, no entanto, esse número pode aumentar. Em trecho do parecer, o Idema deixa claro que discussões entre comunidades tradicionais e o empreendedor, que no caso é o município de Natal, pode resultar em novas condições impostas.

Dentre as condicionantes, a Prefeitura de Natal deverá apresentar, em um prazo de 180 dias, o mapeamento de áreas de arrecifes na região onde a obra deve ser executada, bem como, no mesmo prazo, também deverá apresentar dados sobre o conjunto de peixes que vive na região da jazida onde está a areia que será dragada e utilizada no alargamento da praia de Ponta Negra.

O parecer completo, com a lista de todas as condicionantes exigidas pelo Idema, está disponível no link a seguir: Parecer Técnico para obras de drenagem e engorda de Ponta Negra.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________