COLUNA TOQUE DE LETRA POR DIEGO BRENO

Mais um caso “isolado”
De novo. Mais uma vez. Não adianta dizermos que são cenas das quais vemos toda vez que um time brasileiro vai enfrentar um argentino. Os gestos racistas ocorridos ontem antes de Boca Juniors e Palmeiras pela Libertadores vão ganhando pitadas de normalização. Esse “modo comum” adquirido só é possível graças a duas situações: a primeira se dá pela identidade cultural argentina, onde a imitação de macaco nos estádios, por exemplo, é considerado como un chiste (uma piada) – o sociólogo e antropólogo argentino Nicolás Cabrera explica bem sobre em o assunto.

Mais um caso “isolado” (2)
A outra se dá pelas instituições responsáveis pelo futebol (FIFA, Conmebol, AFA, CBF…). As ações estabelecidas pelas entidades não devem ficar apenas no discurso e hashtags. Não se pode, em pleno século XXI, aceitar narrativas em que casos desse tipo sigam sendo considerados normais e isolados. Não, não é! Ações realmente válidas. Não adianta endurecer as punições se não existe uma fiscalização de forma plena. E talvez o principal: não haja um suporte para as vítimas.

Enfim, uma vitória
Não é da forma que o torcedor do ABC esperava. No entanto, a vitória obtida nos tribunais diante do ex-jogador do clube, Felipe Garcia, mostrou que nem só de derrota vive um time que só espera a oficialização do rebaixamento na Série B. Por mais que o dinheiro a receber do ex-atacante possa ir pra conta da justiça, não é todo dia que um time consegue uma vitória fora dos campos.

Eleições americanas
O duelo entre Souza e Hermano Morais para ver quem será o presidente do América já tem data definida: 26 de outubro. Nos bastidores o que se comenta é que esta eleição será bem apertada. Vale salientar que dos 108 conselheiros alvirrubros, apenas 90 estão aptos a votar. Porém, o número pode aumentar se o projeto – onde os conselheiros com mensalidade atrasada possam votar caso consigam colocar suas contas em dia – for aprovado.

À espera da tabela
Mesmo já tendo definido os participantes, a Federação Norte-riograndense de Futebol ainda não divulgou a tabela detalhada do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino. A competição – que terá início no dia 21 de outubro – não teve seu cronograma divulgado ainda porque surgiu um impasse devido a desistência do Globo. Segundo informações que obtive, a Federação conversa com a CBF para ver o rumo que pode ser dado para que o estado não seja punido, mais uma vez, com a perda da vaga para o Brasileirão da Série A3. Enquanto isso, aguardemos.

Bem demais!
Aproveitando o assunto futebol feminino, a atacante potiguar Priscila Silva, que atualmente joga no Internacional de Porto Alegre, mandou muito bem na Conmebol Liga de Desenvolvimento Sub19. Não marcou apenas um dos gols na final contra o Paraguai, como foi a grande artilheira da competição. Além disso, foi a primeira atleta a fazer um hat-trick no torneio. Nascida em São Gonçalo do Amarante, Priscila já é mais do que uma realidade e não tenho dúvidas que já se encontra no radar do técnico Arthur Elias.

Vamos ajudar?
Encerro a Coluna de hoje pedindo a você, caro amigo leitor, para ajudar a enxadrista potiguar Renée Brambilla. Entre os dias 29 de outubro e 04 de novembro acontecerá o Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez. A competição acontecerá em Santa Catarina. Como os custos são altos, Renée está fazendo uma vaquinha online e pede apoio para que ela possa disputar a competição. Se puder ajudar, basta fazer uma doação através do pix: xadrezapoio@gmail.com. E aí: vamos ajudar? Ficamos por aqui. Desejo a todos um final de semana totalmente excelente. Um abraço, até a próxima e valeu!

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________