COLUNA DANIELA FREIRE

Na frente
O Blog Daniela Freire, hospedado no portal do Novo Notícias, saiu na frente ao divulgar antecipadamente, nesta sexta-feira (2), a cassação pela UFRN do título de Doutor da reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Oliveira, após anos de investigações realizadas com a abertura de uma sindicância interna que teve como resultado o parecer da Procuradoria Jurídica determinando a anulação da dissertação, apresentada no âmbito do Curso de Arquitetura e Urbanismo no ano de 2011.

Negou
Ao saber da notícia do Blog, Ludimilla foi ao Instagram e tratou a informação com ironias… Falou em fé, em Deus, mas não conseguiu desmentir a notícia, que ela sabia ser verdadeira. Ela tinha sido avisada por telefone pelo reitor da UFRN momentos antes de as informações irem ao ar. No dia seguinte, ela fez circular por toda comunidade acadêmica uma nota negando o plágio, que agora está comprovado pela universidade.

Quase metade de plágio
“Nunca plagiei nada na minha vida, quiçá um doutorado”, afirmou a reitora, que deverá perder o cargo, já que para ocupá-lo um dos requisitos exigidos é ter o título de doutorado. Ela também poderá ter que devolver os valores extras recebidos ao exercer a função que não podia. Na nota, Ludimilla também apelou para Deus, disse que a “dor é imensurável” e deu a entender que já está recorrendo – possivelmente junto à Justiça Federal – da decisão da UFRN. “Afirmo que todas as providências foram tomadas e agora é aguardar. Essa história não terminou ontem dia 02 de junho de 2023”, assinalou.Em tempo: As investigações da Comissão de Processo Administrativo apontaram que 44% da dissertação de Ludimilla estava plagiada.

Destaque
A governadora Fátima Bezerra foi vista para lá de animada na abertura do São João de Mossoró, neste fim de semana. Ela desfilou no Pingo da Mei Dia, sempre acompanhada da bancada de parlamentares do PT, mas com reforço das atenções à deputada estadual Isolda Dantas, tida como possível futura candidata do Governo a prefeita de Mossoró. Fátima e Isolda formaram até dupla musical e entoaram “Tareco e Mariola” de Flávio José.

Na foto

Além das companhias já esperadas, no São João de Mossoró, Fátima Bezerra teve um encontro que chamou a atenção, com a ex-deputada Sandra Rosado e a ex-vereadora Larissa Rosado. Mãe e filha estão no comando do União Brasil na capital do Oeste e foram aliadas da governadora nas últimas eleições. Mas, Sandra já andou reclamando à imprensa natalense da ausência de diálogo por parte da possível candidata do PT à Prefeitura de Mossoró, Isolda Dantas. Com o clima de pré-campanha eleitoral já tomando conta da cidade, uma conversa com foto entre a governadora e as políticas mossoroenses pode dizer muito.

Sinal vermelho
Gerente das finanças do RN desde maio, o agora secretário de Planejamento e Finanças/Tributação do RN, Cadu Xavier, confirmou em entrevista a 98FM que a situação financeira do Estado é “extremamente complicada”. Culpa da lei complementar 194, aquela medida eleitoreira promovida no 2º semestre por Bolsonaro – com aval do Congresso. E que, segundo Cadu, retirou boa parte dos recursos potiguares.

Garantia
Mas o que chamou mesmo a atenção na entrevista de Cadu foi a promessa feita por ele, de que resolverá o problema dos consignados definitivamente, pelo menos durante o governo Fátima. “Consignado para mim é folha. A gente vai gerir as finanças do Estado de acordo com isso: pagou folha, pagou consignado”, garantiu.