O deputado federal e pré-candidato ao Senado Rafael Motta (PSB) se reuniu, nesta sexta-feira (15), com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, o professor José Daniel Diniz. O encontro ocorreu na própria Reitoria da universidade.

Na ocasião, Rafael recebeu do reitor um detalhamento sobre a situação da instituição após os cortes feitos pelo Governo Federal. Somente na UFRN, o orçamento de custeio foi afetado com o corte de quase R$ 24 milhões “impossibilitando o cumprimento de compromissos básicos para o seu funcionamento como o pagamento de terceirizados e de energia elétrica”, destacou professor José Daniel.

Ex-aluno da instituição, o deputado Rafael reafirmou a parceria do mandato com a UFRN e se colocou à disposição para debater a demanda com os demais parlamentares da bancada potiguar. “Somos parceiros da UFRN e estamos aqui para fortalecer esse vínculo e deixar o mandato à disposição em busca de formas para recomposição do orçamento”, afirmou Rafael.

O mandato do deputado federal Rafael Motta já destinou quase R$ 900 mil em emendas para a UFRN. Todos os recursos já foram pagos e foram utilizados na construção do auditório das novas engenharias do Centro de Tecnologia, na restauração de acervo, no programa de saúde para idosos e na modernização do laboratório do curso de Engenharia de Produção.

*UERN e IFRN*

Os cortes chegaram a atingir outras instituições do Estado, sendo elas a Universidade Estadual do RN e o Instituto Federal do RN. Rafael Motta também esteve reunido com os reitores José Arnóbio (IFRN) e Cicília Maia (UERN) dessas instituições com igual propósito de debater o corte orçamentário e caminhos para reverter o prejuízo causado por eles aos ensinos técnico e superior.