Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) reformulou o seu portal eletrônico – Foto: Rogério Vital/NOVO

Com o intuito de se aproximar do cidadão e acompanhar os avanços tecnológicos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) reformulou o seu portal eletrônico. A mudança atende ao cronograma do Planejamento Estratégico estabelecido pela Mesa Diretora da Casa para este ano. Na construção do novo portal foram usadas técnicas atuais de UX (User Experience ou Experiência do Usuário, em português), para deixar o site dinâmico e de fácil navegação para o cidadão.

No novo modelo o usuário pode encontrar as notícias sobre o trabalho legislativo, as ações de cada parlamentar, as campanhas institucionais da Casa, além dos serviços de transparência e das redes sociais, que foram integradas ao layout do novo portal. Ao acessar o portal pelo computador, smartphone ou tablet, o usuário pode acompanhar as transmissões ao vivo das sessões plenárias, sessões solenes e audiências públicas.

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O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, diz que o lançamento do novo layout do site institucional cumpre o cronograma do planejamento estratégico estabelecido para 2021. “A Assembleia do RN assegura mais um passo para a aproximação da Casa com as pessoas, em qualquer lugar do Estado, do País ou do mundo fortalecendo a transparência através da divulgação das informações do legislativo potiguar e que são de interesse de todos. Abrir a Assembleia à sociedade potiguar tem sido a marca da nossa gestão e o novo modelo do portal prioriza o acesso às informações de forma mais objetiva”, destaca o presidente.

Outro ponto de destaque no novo layout é a Pesquisa Legislativa, que foi implantada na tela inicial do portal. Para acessar esse espaço, o internauta precisa digitar o número do projeto de lei ou o nome do deputado que o propôs para conhecer os encaminhamentos da proposta. A regra também vale para a transparência com as receitas, despesas e licitações, disponíveis no Portal da Transparência da Assembleia.

Para essa atualização foi preciso um time formado por jornalistas, webdesigners, analistas de sistemas e técnicos de informática da Assembleia.