Submarino Titan pode ter caído em queda livre entre 48 e 71 segundos antes da implosão. Foto: OceanGate
Submarino Titan pode ter caído em queda livre entre 48 e 71 segundos antes da implosão. Foto: OceanGate

As cinco pessoas que estavam a bordo do submarino Titan, que implodiu há algumas semanas durante uma expedição rumo aos destroços do navio Titanic, podem ter percebido que a tragédia ia acontecer alguns segundo antes da implosão de fato ocorrer.

A hipótese foi levantada, a partir de um cálculo, pelo engenheiro José Luis Martín, especialista em submarinos, para o portal espanhol NIUS.

Cálculos matemáticos do especialista, levando em consideração o peso do submersível, o empuxo, a massa, a aceleração, a velocidade de queda de um corpo livre e o coeficiente de atrito, determinaram que o submarino Titan pode ter caído em queda livre entre 48 e 71 segundos antes da implosão.

Neste momento, os passageiros “estavam cientes” do que estava acontecendo e, durante a queda, caíram e “se amontoaram uns sobre os outros”, segundo Martín, ao NIUS.

“Nesse período de tempo eles estão percebendo tudo. E também, em completa escuridão. É difícil ter uma ideia do que eles viveram naqueles momentos. Após esses 48 segundos, ou um minuto, ocorre a implosão e a morte instantânea repentina”, afirmou o engenheiro espanhol ao portal.

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A hipótese do especialista é de que o submersível desceu sem incidentes e em plano horizontal até uma profundidade de cerca de 1,7 mil metros. E, a partir deste momento, teria ocorrido uma falha elétrica fazendo com que o veículo perdesse o contato com a superfície.

O submersível teria descido então, por cerca de 900 metros, em posição vertical, como uma “pedra sem nenhum controle”, exemplifica o engenheiro. Ele ainda diz que os passageiros caíram e “se amontoaram”.

Há alguns dias, a OceanGate Expeditions, empresa responsável pelo submersível Titan, anunciou que “suspendeu todas as operações de exploração e comerciais”.

A empresa, com sede em Everett, no Estado de Washington (EUA), fez o anúncio no topo de seu site, sem dar mais detalhes sobre o encerramento das atividades.

A bordo do submersível que implodiu estavam Stockton Rush, 61, fundador e CEO da OceanGate Expeditions, que pilotava a embarcação; Hamish Harding, 58, empresário e explorador britânico; Paul-Henri Nargeolet, 77, especialista marítimo francês; Shahzada Dawood, 48, empresário paquistanês britânico; e o filho de Dawood, Suleman, 19.