Coronavírus – Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte registrou nesta segunda-feira (31) o primeiro caso suspeito de infecção pela nova cepa indiana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). As amostras do caso serão enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Evandro Chagas (IEC).

De acordo com a Sesap, o paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 e chegou ao RN vindo do Maranhão. Ele teve contato com um caso confirmado da nova variante indiana. Este é o primeiro envio de amostras para detectar possíveis variantes da cepa indiana.

Leia também:
Para conter cepa indiana, Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deve receber barreira sanitária
Nova variante do coronavírus é identificada em circulação no Brasil

O Governo do RN informou ainda que o paciente está sob acompanhamento médico cumprindo isolamento em casa. O quadro dele é considerado estável.

Nova variante

A Índia enfrenta um momento crítico na pandemia e identificou uma nova cepa do coronavírus SARS-CoV-2, considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como as mutações já identificadas no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil.

Tripulantes de um navio com bandeira indiana entraram em isolamento no Maranhão após testarem positivo para Covid-19 em 20 de maio. Em seis deles, foi confirmada a presença da nova variante após investigação feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Um dos tripulantes, no entanto, evoluiu para um caso grave. Ele foi internado e intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva da rede privada da capital maranhense. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos dos Goytacazes, Charbell Kury, acrescentou que, além do passageiro, duas pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas.

Com informações da Agência Brasil