A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28), em Mossoró, uma operação contra membros de uma facção criminosa. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Além dos mandados, a Justiça determinou o bloqueio de 14 contas bancárias. A ação foi intitulada de “Operação Cash”.

Durante a ação o helicóptero Potiguar 2, da Secretaria de Segurança Pública do Estado foi utilizado. Policiais civis da Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (DEICOR) atuaram cumprindo as determinações judiciais na cidade do Oeste.

A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró, e contou com a participação de agentes da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia. Mais de 100 policiais participaram da operação.

Foto: Divulgação PF

No imóvel de um investigado, que é apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa, houve a apreensão de cerca de R$ 180 mil reais.

Os trabalhos estão inseridos no contexto da Operação PAZ, do Ministério da Justiça, que objetiva diminuir a prática de crimes violentos letais intencionais no Estado do RN, através de atuação integrada e coordenada das forças policiais do Sistema de Segurança Pública do Estado.

A INVESTIGAÇÃO

A investigação das FICCOs indicou a existência de um esquema de lavagem e arrecadação de dinheiro, consistindo na cobrança de mensalidade e pagamento de “franquia” para a facção por pontos de vendas de drogas. Em contrapartida, a organização permitia o exercício de atividades ilícitas (principalmente o tráfico) e dava proteção aos seus membros.

Durante o período de investigação foi verificada a movimentação de aproximadamente R$ 4 milhões pelos operadores do esquema.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________