Lula e Zelensky tiveram o primeiro encontro reservado desde a posse do presidente brasileiro, em janeiro de 2023 – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (20) em Nova York (EUA). O encontro, que durou cerca de uma hora e 10 minutos, foi o primeiro após meses de opiniões divergentes sobre a guerra no leste europeu, que se arrasta há um ano e sete meses.

No Twitter, Lula disse que teve “uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz”. A mensagem do presidente na rede social também menciona a importância da manutenção constante do diálogo entre os países.

O encontro foi solicitado pelo líder ucraniano a fim de aproveitar a presença de ambos na Assembleia Geral da ONU, na cidade americana. Lula chegou aos Estados Unidos no sábado, 16, após participação no G77+China, em Havana, e voltará para o Brasil nesta madrugada.

O presidente da Ucrânia também usou as redes sociais para falar da reunião com Lula. Segundo Zelensky, a conversa com o presindente brasileiro foi “aberta e construtiva”. O ucraniano disse também que os corpos diplomáticos dos dois países irão trabalhar juntos para fortalecer as relações bilaterais. “O representante do Brasil continuará seu trabalho nas reuniões referentes à fórmula da paz”, escreveu Zelensky.

Segundo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião transcorreu “num ambiente tranquilo, amigável, em que os dois trocaram informações sobre cada um dos países e a situação do mundo neste momento”.

O ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, qualificou a conversa como “calorosa e honesta”, na qual cada país entendeu sua posição. Kuleba disse, ainda, que esse foi um momento importante.

Lula aproveitou o compromisso na ONU para realizar uma série de audiências com presidentes e primeiros-ministros de outros países. Antes da agenda com o líder ucraniano, Lula se reuniu com o presidente americano Joe Biden.

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS – O Brasil reconheceu a independência da Ucrânia em 1991, após a dissolução da União Soviética, e estabeleceu relações diplomáticas com o país no ano seguinte. Vários acordos de cooperação foram firmados ao longo dos anos, com destaque para a área espacial. Em 2009, o presidente Lula visitou a Ucrânia, para o lançamento da parceria estratégica entre os dois países.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________