Criado em março de 2016, o Sarau Insurgências Poéticas já realizou mais de 200 edições na cidade do Natal – Foto: Divulgação

Fazer o verbo delirar, como escreveu Manoel de Barros é uma das propostas do Sarau, Selo Independente e Coletivo Artístico Insurgências Poéticas. Com nove anos de existência, o coletivo leva para o Bardallos Comida e Arte, na próxima quarta-feira (13), às 19h, a diversidade da palavra em diversas linguagens com música, dança e recital, com entrada gratuita.

A apresentação faz parte do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo do governo federal através do município de Natal por meio da Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE) e traz como proposta o fomento dos diálogos entre artistas, público e produtores culturais através da arte. Além disso, tem como proposta unir os diversos públicos que frequentam o Centro Histórico, após a sua revitalização.

Estarão em cena os artistas Felipe Nunes (música), Marina Rabelo, Thiago Medeiros, Michelle Ferret (poesia), Rozeane Oliveira (dança) e Rita Machado (vídeo)

Com nove anos de existência, o coletivo leva para o Bardallos Comida e Arte, na próxima quarta-feira (13), às 19h, a diversidade da palavra em diversas linguagens com música, dança e recital, com entrada gratuita

Além do sarau, no dia 14 de março, dia da poesia, haverá a Ação formativa com o tema “Memória, Poesia e Cidade”. A proposta é um Diálogo/sarau com integrantes do sarau, na Escola Estadual Winston Churchill, localizada na abrangência do Centro Histórico de Natal, com o objetivo de compartilhar narrativas acerca do processo de escrita, obras e leituras de poemas, estimulando os educandos às práticas de escrita e leitura sorteando exemplares de suas obras, além de levar as obras de autores como Bosco Lopes, Black Out e Paulo Augusto, que fizeram história no bairro com suas obras e presenças.

As ações terão tradução em libras e toda a apresentação será gravada e disponibilizada na íntegra em vídeo nas plataformas online de acesso gratuito ao público.

Sobre o Sarau Insurgências Poéticas

Criado em março de 2016, o Sarau Insurgências Poéticas já realizou mais de 200 edições na cidade do Natal, se firmando como um sarau multiartístico unindo literatura, artes cênicas, música, artes visuais, fotografia, cinema e música para visibilizar poéticas contidas na arte potiguar, entre temporadas no Bardallos Comida e Arte – Centro Histórico e edições em trânsito em espaços como Escolas, Universidades, Bares, Teatros, Espaços Alternativos, homenagens a artistas e escritores criativos do RN que mantém ativas suas produções.

Em 2018, também, o Sarau criou o Selo Independente Insurgências Poéticas, lançando até agora, 16 títulos entre livros e zines, realizou e produziu o I Encontro de Poetas Nordestinos com escritores e artistas do RN, PB, PE e CE.

O Insurgências Poéticas Participou dos principais Festivais de Arte e Literatura da Cidade, do Estado e de outras partes do país, dentre eles, FliPopular, FliPAut, Burburinho Festival de Artes, Festival Sonora Brasil – edição Natal, Circuito Cultural Ribeira, ECO Praça, FLIC – Festival Literário de Currais Novos; representou o RN no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza/CE, sendo o primeiro Sarau a se apresentar no palco principal.

SERVIÇO

Dia 13 de Março: Sarau Insurgências Poéticas –no Bardallos, às 19h
Local: R. Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta, Natal – RN,

Dia 14 de Março: Ação formativa com o tema “Memória, Poesia e Cidade”, às 15h20 na Escola Estadual Winston Churchill
Local: Av. Rio Branco, 500 – Cidade Alta, Natal – RN.