Eleição para conselheiro tutelar em Natal elegerá 5 conselheiros para cada uma das quatro regiões da cidade. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Eleição para conselheiro tutelar em Natal elegerá 5 conselheiros para cada uma das quatro regiões da cidade. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A eleição para conselho tutelar em Natal acaba de ser cancelada. A nova data definida é 29 de outubro. A decisão foi tomada após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendar o cancelamento da eleição para conselheiro tutelar em Natal. A recomendação está sendo feita devido a várias reclamações de problemas na votação. UM desses problemas foi que até as 9h50 da manhã, em vários, o pleito sequer tinha sido iniciado.

NO documento, a promotora Mariana Rebello Cunha Melo de Sá e o promotor Manoel Onofre de Souza Neto informam que após contatarem o presidente da comissão eleitoral, foi informado que houve erro na distribuição das urnas eletrônicas “ao não ser observada a numeração de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação com a urna eletrônica, fazendo com que o eleitor daquela seção não estivesse cadastrado na urna lá presente, impedindo-o de votar”.

Leia também:

Além disso, foi informado que não há prazo para que todas as urnas das quatro regiões de Natal sejam destrocadas, permitindo que a eleição possa ocorrer em conformidade com o esperado. “O prejuízo ao pleito é incalculável e evidente”, afirmam os promotores.

Diante da situação eles recomendaram o cancelamento da votação prevista para este domingo. A recomendação pede que em cinco dias seja informada a nova data para a realização da eleição. Natal elegeria hoje 20 conselheiros tutelares, 5 para cada região administrativa da cidade. Essa seria a primeira vez que urnas eletrônicas seriam usados no processo. A eleição para conselho tutelar ocorre hoje em todo o Brasil, mas — até o momento — somente em Natal está ocorrendo um problema com a gravidade do que foi relatado.

Assista abaixo a promotora Mariana Rebello explicando o porquê da recomendação:

Veja abaixo a nota onficial do Comdica confirmando o cancelamento:

“Nota Pública 

Atendendo a recomendação 044/2023, do Ministério Público Estadual, o COMDICA Natal informa o adiamento do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares em virtude de um equívoco na distribuição das urnas eletrônicas.

A nova data do Processo de Escolha acontecerá no dia 29/10/2023 (domingo).

Pedimos desculpas a população natalense que estava disposta em participar desse processo. 

Aos candidatos que estavam participando do processo, o COMDICA Natal comunicará os novos prazos de campanha. 

Vale ressaltar, que a Prefeitura Municipal de Natal ofereceu todas as condições necessárias para a realização do pleito.”

Atenciosamente
COMDICA Natal