Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: brasileiros não são vira-latas na Copa do Mundo de Clubes

por: Diego Breno

Publicado 23 de junho de 2025 às 16:15

Não somos vira-latas

Olá, pessoal! Ao assistir as partidas da Copa do Mundo de Clubes, ainda mais quando do brasileiros estão em ação, fico me questionando se Nelson Rodrigues estivesse vivo o que diria ao ver feitos como o do Botafogo frente ao atual campeão da Champions League ou do Flamengo pra cima do Chelsea. É verdade que a síndrome de vira-lata de nós brasileiros com o “futebol retrógrado”  antes dos duelos com os europeus reforça algo que podemos resumir como “falta de fé em si”. A cada partida vemos de Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense na Copa vem mostrando que temos futebol pra encarar qualquer um. Basta apenas se convencer de que não somos vira-latas.

Será que vai?

No próximo domingo, dia 29, o ABC completa 110 anos. Para a data, o alvinegro vai estrear seu novo material com a Diadora sendo a responsável. Mais do que isso, domingo o ABC recebe o Ypiranga para que essa coisa de “pior mandante da competição” comece a ficar pra trás. A pergunta que fica é: será que no dia especial, com roupa nova, com o descanso que tiveram, com a festa prevista pelo torcedor, as coisas tendem a mudar positivamente? Que São Pedro, também aniversariante do dia, interfira nessa mudança de coisas boas para o alvinegro.

Pode atrapalhar

Que ansiedade e nervosismo pode atrapalhar uma equipe, disso todos nós já sabemos. No entanto, baseando-se principalmente no último jogo contra o Ferroviário, percebo que isso pode ser um dos fatores que têm levado o América a não ser tão constante até aqui na Série D. Contra o seu próximo adversário (Santa Cruz de Natal), o alvirrubro sabe que não terá vida fácil. Para que as coisas aconteçam, é preciso colocar a cabeça em ordem e ter equilíbrio.

Por falar em Santa Cruz de Natal…

A vitória diante do Treze-PB na última quinta-feira o credenciou para ser mais um que vai brigar por uma das vagas à segunda fase da Série D até o fim. A questão, a meu ver, é só o time do técnico Eugênio Gomes criar a linearidade que vem jogando e, consequentemente, conquistando com os resultados. O jogo diante do América no próximo sábado lá em Goianinha pode confirmar essa pegada que a equipe vem obtendo.

Mudança no investimento

Na semana passada falamos aqui sobre a campanha do Nota Potiguar “Time do Coração” onde terá uma participação importante financeira para os clubes. No que tange ao Futebol Feminino, soube que houve uma mudança na divisão dos R$ 660 mil. Agora será mais igualitário, onde 500 mil será dividido entre os clubes que participarão do Campeonato Estadual, 100 mil divididos proporcionalmente às indicações do “Time do Coração” e 60 mil para as equipes finalistas do Estadual, onde 40 mil para a campeã e 20 para a vice.

Pra cima, Apodi!

Na próxima sexta-feira (27), a equipe do Apodi tem um importante compromisso pela Copa do Brasil de Futsal. Será o jogo da volta contra o Jaguaribe-CE, válido pelas quartas de final da competição. Todos sabem que a missão será difícil, já que na ida os potiguares perderam por 5×1. Mas depois de mais uma vitória conquistada no Brasileirão – e da forma como foi (venceu o Concórdia por 5×4) – o time do técnico Alysson Braga vai empolgado pro duelo. Lembrando que esse jogão de bola terá transmissão da CBFS TV no YouTube.

Alguém me explica?

Foi anunciado que o Vasco da Gama vai encarar o Montevidéu no dia 5 de julho na Arena das Dunas pela Vitória Cup. Ate aí, tranquilo. Os torcedores do Vasco que moram em Natal poderão ver seu time diante do terceiro colocado do Campeonato Uruguaio.  Estou apenas encucado pelo nome do torneio. Eu confesso que não sei se é apenas um “name rights para um amistoso”, se faz parte do mesmo projeto onde a competição acontece em Cariacica envolvendo equipes de Brasil e Argentina, enfim. Se alguém souber, me explica. Bom, vou ficando por aqui. Uma ótima semana e cuidem-se bem! Valeu!