A partir de dados do TSE, jornais nacionais registraram que o RN dobrou o número de pesquisas divulgadas nas eleições deste ano, em comparação ao que foi registrado há quatro anos, na eleição municipal de 2020.
Aqui em Natal, o cenário da disputa pela Prefeitura está sendo captado por vários institutos de pesquisas, que, em sua maioria, apresentam resultados diversos. Enquanto uns continuam apontando vitória de Carlos Eduardo em primeiro turno, outras mostram empate do ex-prefeito com o deputado Paulinho Freire. Há ainda sondagens que indicam que o candidato do União Brasil está sendo ultrapassado, nos últimos dias, pela deputada Natália Bonavides, que passou a ocupar a segunda colocação, de acordo com a Ranking Brasil/O Potengi e a Seta/Band.
Diante da diversidade de cenários apontados pelos diferentes Institutos de pesquisa, fica a expectativa para o resultado das urnas e a comparação, pois vai ter instituto que sairá com zero credibilidade após o dia 6 de outubro.
A verdade é que, por mais resultados diversos que tenham sido divulgados até agora, as campanhas sabem bem como anda o real cenário na disputa pelo comando do Palácio Felipe Camarão. Os chamados “trackings”, ou sondagens para consumo interno, já dizem qual é o Instituto que tem acertado em Natal.
Aliás, neste sábado mais uma pesquisa Ranking Brasil, encomendada pelo portal O Potengi, apontou Natália Bonavides em segundo lugar, numericamente à frente de Paulinho Freire, confirmando a tendência de crescimento da candidata do PT, que, segundo o instituto, já ‘está querendo’ ultrapassar o candidato do UB fora da margem de erro. O resultado da estimulada/votos válidos foi de 28,71% para a petista e de 27,28% para o candidato da extrema-direita.
Morreu neste domingo o professor Arnon de Andrade, docente da UFRN, com passagem marcante na Instituição, onde foi pró-reitor, da qual recebeu o título de Professor Emérito, após a sua aposentadoria. O falecimento consternou a Academia. “Sem dúvida, esta é uma grande perda, não só para a educação, mas para a UFRN como um todo”, comentou o ex-reitor da UFRN Ótom Ancelmo, que completou: “Arnon foi introdutor do Projeto Saci, desenvolvendo programas educativos através da TV Universitária, em um tempo em que ele dizia que tudo na TV aparecia em duas cores: cinza claro e cinza escuro. Nesse tempo, a televisão estava chegando ao Rio Grande do Norte, através da TVU, tendo o Arnon como um dos seus iniciadores”.