Os números apontam para um possível segundo turno entre Carlos Eduardo (44,55% dos votos válidos), que lidera mais essa sondagem, e Natália Bonavides (26,32%), que, pela primeira vez, aparece em segundo lugar em todos os cenários apresentados
Publicado 16 de setembro de 2024 às 16:30
Na manhã deste sábado (14), o portal O Potengi divulgou, durante o PotengiCast, comandado por Ângelo Girotto, a nova e surpreendente pesquisa de intenção de voto do Instituto Ranking Brasil Inteligência para a Prefeitura de Natal. Nela, os números apontam para um possível segundo turno entre Carlos Eduardo (44,55% dos votos válidos), que lidera mais essa sondagem, e Natália Bonavides (26,32%), que, pela primeira vez, aparece em segundo lugar em todos os cenários apresentados (espontânea e estimulada).
Até agora, nenhum outro instituto captou esse cenário, de vitória da petista contra Paulinho Freire pela segunda colocação, nem mesmo a pesquisa anterior da própria Ranking, divulgada em 30 de junho, sobre a disputa em Natal. Estaria conseguindo Natália Bonavides reverter o terceiro lugar que vem ocupando até então (com raras exceções) em praticamente todas as consultas divulgadas?
O detalhe no crescimento de Natália na pesquisa Ranking/O Potengi—bem acima da margem de erro—é que ele é inversamente proporcional à queda apresentada pelo candidato Rafael Motta. Na pesquisa atual, comparando com a anterior da Ranking, Natália saiu de 18,36% para 26,32%, crescendo impressionantes 7,96% nas intenções de voto, e o candidato Rafael Motta, que tinha 9,24% em 30 de junho, surgiu agora com 2,84%, uma queda de 6,41%.
É preciso ressaltar, ainda, que a candidata petista tem feito uma campanha robusta, em termos financeiros e de qualidade. As propagandas eleitorais de TV e rádio são leves, inteligentes e têm boa retórica. Sem falar nas suas participações em debates, que foram todas, até agora, vitoriosas. E, segundo garante a campanha do PT nos bastidores, a candidata ainda contará com a presença do presidente Lula, que tem boa aprovação na capital natalense e pode reforçar a migração de votos de Rafael para Natália.
Por outro lado, os números da Ranking Brasil também mostram que uma vitória de Carlos Eduardo no primeiro turno continua possível. Ele está a 4,45% de vencer a disputa sem segundo turno, segundo registrou a Ranking deste sábado.
Momento histórico em que Sandra Elali se torna a oitava mulher a tomar posse como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN). Magistrada com 44 anos de atuação, Sandra recebeu a Toga pelas mãos do marido Sami e dos filhos Marina e André Elali, em solenidade realizada na última quinta-feira (12), na nova sede daquela Corte. Ocasião conduzida pelo presidente do tribunal, Amílcar Maia, e que teve o Hino Nacional cantado pela filha da nova Desembargadora, artista de renome nacional. Evento que foi prestigiado por autoridades de diversos setores da sociedade potiguar, principalmente do Judiciário e do Ministério Público, que lotaram o auditório Desembargador Deusdedit Maia e, depois, o “mezanino” do Tribunal para o coquetel de recepção aos convidados da homenageada. A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Walter Alves participaram da solenidade.