As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Norte no último fim de semana causaram transtornos e prejuízos para a população em diversas cidades potiguares. O volume acumulado em 24 horas passou de 100 milímetros em algumas localidades, segundo boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As maiores chuvas foram registradas na região Leste, perto do litoral do estado, e no Oeste.

As cidades de Canguaretama, Vila Flor e Baía Formosa foram as mais afetadas, com volumes de precipitação de 127.0mm, 110.4mm e 104.2mm, respectivamente. Outras cidades que registraram números significativos de chuvas foram Patu, Almino Afonso e Luis Gomes, todas na região Oeste do estado, com volumes de precipitação de 62.0mm, 54.2mm e 53.4mm, respectivamente.

Em Parnamirim, na Grande Natal, a força da água da chuva rompeu uma rede de drenagem e causou a abertura de uma cratera no bairro Passagem de Areia, além de alagar ruas da cidade.

Em Caraúbas, no Oeste potiguar, a força da água que transbordou de uma barragem causou o rompimento da RN-117, que liga o município a Olho D’água dos Borges. Uma adutora também se rompeu, o que causou a suspensão do abastecimento de água para o município.

RN-117, no Oeste potiguar, se rompeu após fortes chuvas na região e transbordamento de açudes — Foto: Vonúvio Praxedes/Diário Político

Outra região afetada foi Macaíba, onde a Ponte Vigário ficou alagada e deixou a população ilhada no bairro de Bela Vista. A ponte é utilizada por trabalhadores, estudantes e moradores da região para ter acesso às BR-101 e BR-304.