Em postagem no Instagram, Bolsonaro comentou a possibilidade de intervenção cirúrgica. Foto: Instagram
“A expectativa da equipe médica que o acompanha é fazer uma intervenção cirúrgica para avaliar o impacto dos danos da obstrução”, informou o jornal
Publicado 12 de abril de 2025 às 15:39
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia exploratória em Brasília, no domingo (13). A informação foi publicada pelo jornal O Globo. O ex-presidente deverá ser transferido para o Distrito Federal na tarde deste sábado (12).
“O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá passar por uma cirurgia exploratória no domingo. De acordo com a assessoria do ex-presidente, a expectativa da equipe médica que o acompanha é fazer uma intervenção cirúrgica para avaliar o impacto dos danos da obstrução”, diz a reportagem do jornalista Lauriberto Pompeu.
Também na tarde deste sábado, Bolsonaro divulgou um vídeo na sua rede social no qual fala sobre a possibilidade de cirurgia. Antes disso, a equipe médica que o acompanha concedeu entrevista coletiva e detalhou seu estado de saúde. Entre outras informações, disse que o caso não exigia cirurgia de emergência ou de urgência.
Bolsonaro está internado em Natal desde a sexta-feira (11), quando passou mal quando estava a caminho de um evento do PL no interior do RN. De acordo com os médicos, ele começou a sentir mal na noite de quinta-feira (10).
Veja abaixo o vídeo que Jair Bolsonaro divulgou e no qual fala sobre a possibilidade de cirurgia:
Ver essa foto no Instagram
Após o vídeo, ele já fez outra postagem divulgando notícias do Metrópoles e do jornal O Globo. “O Dr. Claudio Birolini me explicou que este foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018”, disse. e complementou: “Em Brasília ou em São Paulo, após minha transferência, provavelmente passarei por uma nova cirurgia”, disse Bolsonaro.
Veja a postagem:
Ver essa foto no Instagram
Desde o atentado com facada na região abdominal, em 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG), o ex-presidente foi submetido a pelo menos seis intervenções cirúrgicas no local, de correções de hérnias a desobstruções intestinais.
A faca penetrou a parede abdominal, transfixou alças intestinais e vasos sanguíneos, e ficou alojada a poucos milímetros da artéria mesentérica superior, um dos principais ramos da aorta abdominal, responsável por irrigar grande parte do intestino delgado e porções do intestino grosso.
A lesão atingiu a veia mesentérica, mas se a perfuração tivesse avançado apenas um centímetro a mais em direção ao lado esquerdo, poderia ter comprometido diretamente a artéria – o que, muito provavelmente, tornaria impossível uma intervenção cirúrgica eficaz. A região acometida tornou-se extremamente sensível.
Na primeira cirurgia de emergência, realizada ainda em Juiz de Fora, foi necessária uma incisão abdominal extensa, com cerca de 30 centímetros. Essa cicatriz tem limitações em termos de resistência, especialmente frente a alguns esforços ou hábitos, como atividades de impacto – por exemplo, montar a cavalo ou andar de moto.
A alimentação também desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde abdominal do ex-presidente. É essencial que os alimentos sejam cuidadosamente mastigados, o que favorece o peristaltismo intestinal – os movimentos involuntários que promovem o trânsito e a digestão do conteúdo no trato gastrointestinal – e, assim, contribui para a redução do risco de obstruções.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias