Rafaela Brito com as crianças durante gravação – Foto: Divulgação

O público que comparecer ao Papódromo na sexta (22), a partir das 17h30, vai ter a oportunidade de conferir a produção musical inédita de 10 compositores potiguares. Além da sensibilidade para a música, esses autores e autoras têm outra característica em comum: foram atendidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), muitas já curadas atualmente. O projeto, cuja interpretação conta com vozes como as de Camila Masiso, Miguel Carcará, Dodora Cardoso, Krystal, Samara Alves, Thabata Medeiros, Natália Nó e Tanda Macedo, nasceu pelo desejo das crianças durante as oficinas de musicalização conduzidas por Rafaela Brito multiartista em seu projeto “Cores que tocam”.

Orientadas pela instrutora, as crianças escreveram pequenos versos, inspirações dos momentos de aula. A partir daí, Rafaela criou arranjos improvisados seguindo as melodias da imaginação das crianças, que na época da composição, 2016, tinham entre 08 e 10 anos. Comprometida em realizar o sonho de gravar essas canções, Rafaela procurou a produtora cultural Tatiane Fernandes, para quem apresentou as peças ainda em estado bruto.

“Mesmo em seus formatos originais, antes dos primeiros arranjos, me arrepiei ao perceber a potência de cada canção. Com isso, a primeira etapa foi reunir as músicas que estavam compostas em um formato possível para receber os arranjos finais e, consequentemente, a interpretação, e encontramos 10 composições com grande potencial”, comemora Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Produções Culturais.

O próximo passo foi encontrar o arranjo para cada música. A parceria para o projeto ganhou reforço com a chegada de Glaucia Santos – violinista, arte educadora e arteterapeuta – para desvendar as cifras iniciais de cada música. Toni Gregório – músico e compositor – foi convidado para fazer a direção musical. Juntos, se reuniram com cada criança para identificar o gênero musical, de cada composição, partindo da criatividade e do gosto de cada uma delas. “Foram muitos quintais embalados por acordes, ajustes de tempo, criação de novos versos, até que cada canção ganhou sua própria identidade”, relembra Tatiane, que assumiu a produção do futuro álbum.

O nome Flor de Cactos nasceu de uma enquete interna realizada entre a equipe do GACC. Uma referência à flor do cacto, que além da característica de ser rara, de brotar entre espinhos, é persistente e resistente ao mais árido dos solos: o da caatinga. Uma metáfora que representa bem a jornada das crianças e mães do GACC.

O projeto foi desenvolvido por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, da Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, através do Edital Transformando Energia em Cultura.

Assim, os pequenos compositores estarão presentes na sexta-feira (22) para o show de lançamento do álbum, que já pode ser ouvido nos principais streamings de música: https://onerpm.link/863275270181. O show contará com banda ao vivo e participação de cantoras(es) que contribuíram com a gravação.

A data foi escolhida também para comemorar o Natal do GACC, oferecer um presente à cidade e realizar uma campanha de arrecadação de alimentos para a instituição. O público é convidado a levar 1kg de alimento não perecível como entrada. A arrecadação será destinada ao GACC RN.

Serviço:

Show de lançamento do álbum “Flor de Cactos”
Data: Sexta (22)
Hora: 17h30
Local: Papódromo – Centro Administrativo
Entrada: 1kg de alimento não perecível

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________