Foto: Divulgação

Celebrando o Nordeste e suas ricas tradições juninas, o Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove a 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento promete uma atmosfera repleta de brincadeiras juninas com direito a prêmios, muito forró, fogueira, quadrilha,arte urbana e exposição. Entre as atrações confirmadas estão: Caburé (PB), Priscila Matos (RN) e Selminha e Elton Lins (RN).

Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como principal objetivo promover a valorização da rica cultura popular nordestina. Por meio de manifestações artísticas tradicionais e novas linguagens, o evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial também tem um impacto positivo na economia local, ao proporcionar oportunidades para os produtores e vendedores de gastronomia junina típica, contribuindo assim para a movimentação econômica da comunidade.

“O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Pretendemos manter a estrutura tradicional do evento realizado em Sagi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, para celebrar São Pedro. Em dez horas de festa renovaremos nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina, a culinária à base de milho na gastronomia. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara o idealizador Carlos Rubens.

Uma das novidades desta edição é a exposição “Uma Década de Puro Nordeste”, montada em uma área coberta especialmente construída para o evento. A exposição celebra os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa, relembrando momentos marcantes e contribuindo para a valorização da cultura nordestina.

A programação do Arraial Multicultural inclui uma intervenção de grafite com o artista Martim Onirismo prestando duas homenagens: uma ao Chorinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e outra a Ziraldo, cartunista, chargista e jornalista brasileiro que faleceu em abril. Outra atração é a cantora, pianista e compositora Priscila Matos que promete emocionar a todos com uma linda homenagem a Pixinguinha, um dos maiores representantes do choro brasileiro.

Selminha e Elton Lins também integram a programação do Arraial trazendo o melhor do forró pé de serra. A banda Caburé, da Paraíba, por sua vez traz muitos  timbres pops e uma mistura de guitarradas africanas com ritmos tropicais do Norte e Nordeste brasileiro. A DJ Euterpe, natural de Baía Formosa,  também estará presente, garantindo a animação do público com um repertório de músicas regionais remixadas.

Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023. Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade.
______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________