Ainda sem a realização das finais entre ABC e América, o Campeonato Potiguar de 2023 também segue indefinido na outra extremidade da tabela. Desde o término da primeira fase da competição, no dia 12 de fevereiro, a disputa para não enfrentar o playoff de rebaixamento acontece nos tribunais. Diante da indecisão, os três clubes envolvidos no imbróglio aguardam de formas bem diferentes há mais de 70 dias.

De acordo com o regulamento do certame estadual, os piores times de cada grupo disputariam um confronto de ida e volta para definir o clube rebaixado para a segunda divisão, neste caso, Alecrim e Globo fariam o jogo. Entretanto, o alviverde de Natal impetrou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma denúncia em que o Potyguar de Currais Novos teria escalado jogadores de forma irregular. Questão que efetivamente resultaria na troca de posição entre Alecrim e Potyguar. O Globo, no entanto, segue aguardando seu adversário.

NA JUSTIÇA

A peça judicial apresentada pelo Alecrim trata da possível infração do Potyguar ao incluir atletas amadores acima da idade permitida (20 anos) em jogos do Campeonato Potiguar. Pelo primeiro julgamento, realizado em 7 de março, a 1ª Comissão Disciplinar aplicou ao clube de Currais Novos pena de 21 pontos, além de não computar nove pontos que foram ganhos nas partidas que utilizaram atletas de maneira irregular e ainda o pagamento de multa de R$14 mil.

Com a perda de pontos, o Alecrim ultrapassaria o Leão do Seridó e assim estaria livre de disputar playoff do rebaixamento. O Potyguar apresentou defesa e quer reverter a punição. O recurso, que será julgado nesta quinta-feira (27) na sede do STJD, no Rio de Janeiro, é a última tentativa do clube.

LEIA MAIS:

O GLOBO AGUARDA

Dos três clubes envolvidos no dilema a situação do Globo é a mais confortável. Além de ser o único confirmado no confronto decisivo, a equipe mantém sua preparação e seu elenco para o início da Série D do Campeonato Brasileiro. O último jogo oficial do clube foi a derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz de Natal, no dia 12 de fevereiro, pela última rodada da primeira fase do estadual.

Com estreia marcada para o dia 06 de maio, diante do Sousa, no estádio Barrettão, a Águia de Ceará-Mirim manteve o treinador Lawrence Borba e praticamente todo seu elenco que disputou o estadual.

O ALECRIM MANTÉM APENAS A COMISSÃO TÉCNICA

Em razão dos compromissos financeiros, o clube reduziu suas atividades e espera decisão final do STJD para retomar o trabalho. Em sua última partida oficial, também no dia 12 de fevereiro, o Alecrim empatou por 1 a 1 com o Potiguar de Mossoró.

No Alecrim, clube centenário no Estado, a diretoria de futebol mantém a comissão técnica permanente do clube. O treinador Jonathas Willyam, alçado ao elenco profissional para comandar o clube na última rodada da primeira fase diante do Potiguar de Mossoró, pertence à comissão técnica permanente do Alecrim e no momento está coordenando a preparação do elenco sub17 do alviverde para o campeonato estadual da categoria.

Entretanto, o grupo de jogadores profissionais foi liberado no início do dilema judicial. Dessa forma, caso a Justiça decida pela participação do Alecrim no playoff do rebaixamento, o clube montará um elenco pontual.

O POTYGUAR ESTÁ SEM ELENCO

No Potyguar Seridoense a situação é de completo desmonte. Ao final da primeira fase, o treinador Eugênio Gomes deixou o comando do Leão, que não anunciou substituto. Sem jogadores profissionais após o término de seus contratos, o Tricolor suspendeu suas atividades e aguarda o aceno judicial. A última partida do clube aconteceu também em 12 de fevereiro, na derrota por 2 a 0 para o Força e Luz.

Em entrevista ao Blog do Anthony Medeiros, o presidente do Potyguar, Sueid Rusk, demonstrou confiança para um desfecho positivo favorável ao clube, embora mantenha alerta em caso de derrota judicial. “Estamos otimistas, mas obviamente a outra parte (o Alecrim) também está. Já fizemos reunião nesta semana e também temos o plano B (caso não ganhemos)”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com o blog, para evitar o rebaixamento em campo, o Plano B seria a montagem de um novo elenco especificamente para estes dois jogos.