A quarta e última divisão do Campeonato Brasileiro tem início neste final de semana. 64 equipes disputarão a Série D em busca das quatro vagas de acesso para a Série C de 2024. Classificados pela posição no Campeonato Potiguar de 2022, Globo e Potiguar de Mossoró serão os representantes do Rio Grande do Norte na competição.

Em campo, os clubes intensificaram suas preparações e reforçaram os elencos para o torneio nacional. Os times potiguares estão juntos no grupo C, com Campinense/PB, Iguatu/CE, Nacional/PB, Pacajus/CE, Santa Cruz/PE e Sousa/PB.

GLOBO

A Águia, jovem equipe de Ceará-Mirim, estreia neste sábado (6) diante do Sousa/PB, às 16h, no estádio Barrettão, casa do Globo. O clube chega para disputar o Brasileirão da Série D pela sétima vez. Em 2017, a equipe atingiu o auge de sua história ao ser vice-campeão da D e o consequente acesso para a Série C. O rebaixamento ocorreu em 2019.

Para essa temporada, a equipe inicia a competição sob comando do treinador Lawrence Borba, e com um elenco bastante semelhante ao que disputou o campeonato estadual deste ano. O time não foi bem na competição, terminou a primeira fase na última posição no grupo B e aguarda decisão judicial para a definição entre Alecrim e Potyguar de Currais Novos como adversário no playoff do rebaixamento.

Raio-X: Saiba como chegam Globo e Potiguar de Mossoró para a estreia na Série D neste final de semana
Foto: jsfotografia


O clube anunciou três atletas para reforçar o grupo neste início da competição, são eles: o atacante Antônio Marcos, (ex-Spartax/PB), o meia Ivanaldo (ex-Alecrim/RN); e o lateral-esquerdo Azul, (ex-Potyguar de Currais Novos).

DESTAQUES

Pela manutenção do elenco, a confiança pode vir a partir de um jogo coletivo. O zagueiro Raniery, capitão da equipe, é um ponto de equilíbrio no grupo bastante jovem.

O volante Baltazar retornou ao clube durante o estadual e pode ser outra peça importante no esquema de Lawrence. Forte na marcação, ele tem bom passe para iniciar as jogadas da Águia. O meia Ivanaldo chega para ajudar na construção ofensiva.

A principal carência do time está no setor ofensivo. Atletas velozes como Joãozinho, Odair e Erick Silva contribuem na criação das jogadas pelas pontas. Antônio Marcos chega com a expectativa de ser um finalizador que a equipe precisa. 

PARA A ESTREIA

No Globo, em razão da dificuldade em obter informações, o BLOG DOIS TOQUES projeta, em conjunto com o narrador Marcus Arboés, da Rádio Universitária FM, o provável time para a estreia, que tem: Luiz Henrique; Jonathan, Alberto, Raniery e Azul; Baltazar, Luan e Erick Silva; Joãozinho, Ivanaldo e Antônio Marcos. 

Raio-X: Saiba como chegam Globo e Potiguar de Mossoró para a estreia na Série D neste final de semana
Edição Ilustrativa – Blog Dois Toques

POTIGUAR DE MOSSORÓ

Equipe tradicional no futebol potiguar, o Time Macho, estreia no domingo (7), às 16h, diante do Nacional/PB, no estádio José Cavalcanti, na cidade de Patos. O Potiguar fará sua quinta participação na Série D. A melhor posição do clube na competição foi em 2016, quando o alvirrubro terminou em 33º.

Terceiro colocado no campeonato estadual deste ano, com vaga garantida na Série D e na pré-Copa do Nordeste em 2024, o Potiguar chega fortalecido para a disputa do brasileiro. Logo que terminou a competição local, o time iniciou deu início ao planejamento com a permanência do técnico Júnior Câmara e o anúncio da aposentadoria do meia Márcio Mossoró, que pendurou as chuteiras para dedicar-se exclusivamente a sua função como gestor do clube.

Foto: Marcelo Diaz/ACD Potiguar


No mercado, o Potiguar buscou seis reforços, são eles: os atacantes Michel (ex-Santa Cruz de Natal/RN) e Vitinho (ex-Santa Cruz de Natal/RN; o meio-campista Cristiano (ex-Galícia/BA), os laterais-direitos Renan (ex-ABC/RN) e Lucas Serafini (ex-Comercial/SP), e o lateral-esquerdo Izaldo (ex-Matonense/SP).

DESTAQUES

A dupla de zaga formada por Victor Souza e Anderson Júnior tem a confiança do torcedor. Ambos chegaram no meio do estadual e foram cruciais para a conquista do terceiro lugar. Para suprir uma carência no setor, a diretoria trouxe laterais para os dois lados do campo.

No meio de campo está a peça chave da equipe: Romeu. Volante de origem, nesta temporada tem atuado com bastante liberdade para entrar na área. Ele é o atual artilheiro do time com nove gols em 15 jogos. O experiente volante Sidney será o responsável pela marcação.

Para fazer a alegria da torcida, o Potiguar conta boas opções ofensivas. O clube manteve o meia-atacante Wilson Potiguar e o centroavante Robert. Além deles, o clube buscou as duas principais armas de ataque do Santa Cruz de Natal, Michel e Vitinho, que são boas opções para o técnico Júnior Câmara.

PARA A ESTREIA

De acordo com informações da repórter Letícia Oliveira, setorista do Potiguar na UERN TV, um possível time para a estreia tem: Diego; Lucas Serafini, Victor Souza, Anderson Júnior e Izaldo; Sidney, Romeu e Giovanni; Wilson Potiguar, Michel e Robert.

Raio-X: Saiba como chegam Globo e Potiguar de Mossoró para a estreia na Série D neste final de semana
Edição Ilustrativa – Blog Dois Toques