Recém empossado prefeito de Natal em substituição ao titular Álvaro Dias, que aproveita um breve período de descanso, o vereador Ériko Jácome, presidente da Câmara Municipal de Natal, usou o seu perfil no Instagram, nas últimas horas desta segunda-feira (22), para convidar os seus seguidores a participarem do evento de lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) à Prefeitura de Natal, que ocorrerá nesta terça-feira, às 10h, na Arena das Dunas.

Dessa forma, o prefeito interino engrossou a fileira de apoios ao projeto do deputado federal pelos vereadores natalenses, que também vêm registrando nas suas redes sociais convites ao evento de Paulinho. Entre eles, Ranieri Barbosa, vereador aliado de Álvaro Dias e que já disse que deverá se filiar ao Republicanos, o presidente do PSDB de Natal, vereador Klaus Araújo, Aldo Clemente (PSDB), Tercio Tinoco (União), Felipe Alves (União), Robson Carvalho(União), Anderson Lopes (PSDB), Chagas Catarino (PP) e Camila Araújo (União), cotada para vice de Paulinho.

A expectativa amanhã irá girar tanto em torno dos vereadores que participarão do lançamento (quantos serão), quanto em torno da presença dos presidentes dos partidos que foram anunciados pela vereadora Nina, além de Rogério Marinho, do PL, como apoiadores da proposta de Paulinho: PSDB (Ezequiel Ferreira), PP (João Maia), Podemos e o próprio União, presidido no RN por José Agripino, que até agora silenciou sobre a pré-candidatura do correligionário – Ele articulava uma desistência de Paulinho para que o União Brasil apoiasse Carlos Eduardo Alves. Será que o ex-senador estará no lançamento da pré-campanha do partidário?

Agripino esteve com Paulinho Freire neste fim de semana, durante visita à casa de praia do vereador Robson Carvalho (União), em Búzios

Só um parêntese: Há quem avalie que a decisão de Paulinho Freire em se lançar candidato a prefeito deve levar Álvaro Dias ao caminho de volta ao ex-aliado Carlos Eduardo Alves… Uma vez que Joanna Guerra não melhora nas pesquisas e o tempo do prefeito vai se esgotando.

O slogan para a convocação em torno da pré-candidatura do ex-presidente da Câmara é “Paulinho 2024. É hora de apoiar”. E o banner chama para uma “adesão dos partidos pela pré-candidatura a prefeito de Natal”.

Nota

Lembrando que há poucos dias a política natalense viu o prefeito Álvaro Dias demitir pessoas ligadas à vereadora Nina Souza, que é esposa de Paulinho Freire. No mesmo dia, uma irmã do chefe do Executivo da capital foi exonerada da Fecam, sob o comando, deu conta os bastidores, do próprio deputado federal, em contrapartida aos atos do prefeito.

Apesar do cenário aparentemente tenso entre Álvaro e Paulinho, o vereador Ranieri Barbosa garantiu ao Blog, no dia do ‘embroglio’, durante reunião com o parlamentar do União e vereadores aliados, que as demissões de Nina não tinham sido consideradas uma “retaliação” política de Álvaro, mas uma movimentação comum, principalmente em ano eleitoral, de um gestor que quer ocupar espaços estratégicos da administração com pessoas de sua confiança. Não foi o que Nina considerou, é preciso registrar.