O cientista político Antônio Lavareda disse, em entrevista à CNN, nesta quinta-feira, com base nos dados do Agregador de Pesquisas Eleitorais Ipespe Analítica, que Natal é uma das nove capitais do País com chances de definir a eleição de prefeito em primeiro turno.

Lavareda citou nominalmente o pré-candidato Carlos Eduardo Alves como “franco favorito em Natal” nesse momento, embora tenha ressaltado que ainda estamos há três meses e meio do início do pleito 2024.

De acordo com o pesquisador, Natal faz parte do grupo de 30% das capitais que tem potencial para quitar a disputa municipal mais rapidamente.

Lavareda explicou que os quesitos adotados para chegar nesses nove nomes que têm chances reais de vencer a eleição no 1 turno são aqueles que têm hoje 40% ou mais de intenções de voto nas pesquisas e uma distância de pelo menos 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

É como está o cenário de pré-campanha em Natal.

A região Nordeste é a que tem o maior número de candidatos em capitais com chances de levar o pleito no primeiro turno, com quatro nomes, incluindo o do potiguar Carlos Eduardo. As cidades são, além de Natal, Salvador (Bruno Reis, do União Brasil, com 60% de intenções de voto), Maceió (JHC, atual prefeito, com 48,4%) e Recife (João Campos, atual prefeito, tem 63% de intenções de voto).

O Sudeste tem dois nomes e o Sul, Norte e Centro Oeste têm um nome com esse favoritismo.