O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, cumpriu agenda em Natal nestas quinta (26) e sexta (27). Ele veio para participar da abertura dos 7º Congresso Nacional dos Advogados Públicos Federais (Conafe), realizado na capital potiguar entre os dias 26 e 29 de outubro, no resort Wish.

O evento é considerado o maior da Advocacia Pública Federal.

Em sua fala, o Advogado-Geral da União reforçou o papel essencial da AGU como instituição vocacionada para a defesa da democracia, do Estado, do patrimônio nacional e das políticas públicas.

“Se nós temos uma instituição hoje altamente respeitada pela sociedade brasileira, altamente apreciada pelas burocracias da Administração Pública Federal, altamente respeitada pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, é porque nós tivemos a maturidade de construir, ao longo dessas fases [de desenvolvimento], um grau de consciência institucional. Hoje nós sabemos exatamente qual o nosso lugar, o nosso propósito e a nossa missão”, disse Messias, na noite desta quinta-feira (26/10).

“Nós vivemos em uma sociedade de risco global, que nos implica vários riscos que antes não eram previsíveis: riscos políticos, riscos climáticos, riscos sanitários, (…) riscos tecnológicos, disruptivos até. Nós precisamos fazer essa discussão. Uma instituição com a importância constitucional da Advocacia-Geral da União, continental, presente em todos os estados da federação, com o grau de capilaridade institucional que nós temos, ela sempre pode oferecer mais para nossa sociedade”, completou.

A governadora Fátima Bezerra também marcou presença na abertura da Conafe. Depois, ela recebeu Jorge Messias na Governadoria, ao lado dos deputados Natália Bonavides e Fernando Mineiro, além do vice-governador Walter Alves. “É uma honra e alegria imensa receber o Advogado Geral da União no Rio Grande do Norte, o querido Jorge Messias. E registrar aqui seu compromisso e sensibilidade, do ponto de vista social. A exemplo disso, a luta que travamos juntos para garantir os recursos do Fundef”, comentou a governadora.

Em tempo: Jorge Messias é um dos cotados para ser indicado à vaga de ministro do STF, na vaga aberta por Rosa Weber.