Foto: Divulgação

Esporte

Futebol Potiguar Lidiane Ribeiro é campeã da Liga A Feminina da Lituânia

Meia de 27 anos marcou sete gols e teve papel decisivo na conquista do 24º título nacional do FC Gintra, maior campeão do país

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de outubro de 2025 às 08:50

A potiguar Lidiane Ribeiro, de 27 anos, conquistou o título da Liga A de Futebol Feminino da Lituânia neste fim de semana, sendo um dos destaques do FC Gintra, clube mais vitorioso do país. A jogadora, natural de Natal, chegou à equipe no meio da temporada e rapidamente se firmou como titular.

Durante a campanha, Lidiane marcou sete gols e deu uma assistência, tendo papel decisivo na arrancada final que garantiu o 24º troféu da equipe — o 21º título consecutivo do campeonato lituano.

“Esse título é fruto de muito trabalho e dedicação. Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe e por viver uma temporada belíssima, com a oportunidade de jogar competições europeias e conquistar títulos. Não é todo dia que se vence uma liga nacional”, comemorou a jogadora.

O título foi confirmado após a vitória por 5 a 0 sobre o FK TransINVEST, em casa, com duas rodadas de antecedência. O FC Gintra ainda enfrentará o FC Hegelmann e o FK Banga antes de encerrar a temporada.

Além da competição nacional, o time segue na disputa da UEFA Europa Cup (Taça Europa Feminina), enfrentando o Nordsjælland, da Dinamarca, por uma vaga nas oitavas de final. O Gintra venceu o jogo de ida, na Lituânia, por 1 a 0, e decide a classificação fora de casa nesta quarta-feira (15).

Trajetória

Camisa 8 do FC Gintra, Lidiane iniciou a carreira no Cruzeiro de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Defendeu ainda América de Natal, Náutico/PE e Tiradentes/PI, antes de se transferir para o futebol europeu, onde atuou pelo Amora (Portugal).

A jogadora também teve passagens pela Turquia (Horozkent e Karadeniz Ereglispor) e pela Albânia (Partizani e Gramsh), até chegar à Lituânia em julho deste ano.

Em 2017, quando ainda jogava pelo Cruzeiro de Macaíba, Lidiane foi convocada para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira, na Granja Comary, em Teresópolis. A convocação ocorreu após observações feitas pela então técnica Emily Lima e pelo auxiliar Guilherme Giudice, durante o Campeonato Estadual disputado em Natal.

Tags