Secretário Helton Edi Xavier confirma novo pavilhão para Alcaçuz e fala sobre o novo sistema de classificação de presos no RN. Foto: Everton Dantas/NOVO Notícias

Secretário Helton Edi Xavier - Foto: Everton Dantas/NOVO Notícias

Cotidiano

Polêmica Secretário penitenciário do RN causa polêmica ao debochar de possível prisão de Bolsonaro

Helton Edi Xavier compartilhou publicação em provocação ao ex-presidente. Em nota, ele se retratou: “Devo reconhecer e me desculpar quando me excedo”

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2025 às 22:51

O secretário da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi Xavier, gerou polêmica neste sábado (06) ao compartilhar em seu perfil no Instagram uma publicação em que debochava de uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A postagem afirmava que nas prisões “só existem duas moedas de troca: cigarros e o c***”, e finalizava com a provocação: “Bolsonaro não fuma”.

Após a repercussão, Helton Edi Xavier publicou uma nota de retratação. No texto, ele afirmou que o teor da postagem “não reflete, em absoluto, os princípios que norteiam sua trajetória pessoal, pública e institucional”. O secretário reconheceu que, embora tenha sido um ato de sua vida privada, a forma de fazer a piada não se coaduna com o decoro e a responsabilidade que seu cargo exige.

Ele atribuiu a publicação a uma “profunda indignação diante do conjunto de fatos criminosos e ultrajantes por parte do ex-presidente e seus apoiadores”. No entanto, ponderou: “Não sou igual a eles, e não devo agir igual a eles, mesmo diante de tanta indignação, e por isso mesmo devo reconhecer e me desculpar quando me excedo”. O secretário finalizou a nota com um pedido de “sinceras desculpas”.

A publicação gerou forte repercussão negativa, levando a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), Vilma Batista, a manifestar repúdio. Em sua declaração, ela criticou gestão de Helton Edi à frente da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RN).

“Até Helton Edi assumir a secretaria, não existia nenhuma moeda de troca porque quem mandava lá era o estado, era a Polícia Penal”, declarou.

Tags