Opinião

Fato A extrema-direita, mais uma vez, desmoralizada pelos fatos: Agências de checagem desmentem fake news sobre “inauguração de cano” por Fátima Bezerra

Vídeo em que governadora do RN abre torneira “mostra entrega simbólica de adutora, não de ‘cano'”, afirma o jornal

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 16 de julho de 2025 às 20:40

Um registro da inauguração pela governadora Fátima Bezerra de um trecho do sistema de águas Apodi-Mossoró, em Governador Dix-Sept Rosado, foi tirado de contexto nas redes sociais por políticos e lideranças da extrema-direita, há alguns dias.

A mentira era óbvia: a governadora Fátima Bezerra estaria inaugurando “um cano”.

Mesmo assim, a distorção do vídeo registrando a entrega SÍMBOLICA da adutora ganhou repercussão nacional pelas redes sociais.

Inclusive, é preciso destacar, parte da imprensa natalense, a ligada ao bolsonarismo, também replicou a fake news.

A informação foi logo desmentida e agora com reforço de agências de checagem do UOL, do Estadão e de outros veículos nacionais, que, na semana passada repercutiram os desmentidos da fake news 👇🏻

Estadão

O que estão compartilhando: que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), teria organizado um evento para inaugurar um cano de água. Posts exibem vídeo em que Fátima faz contagem regressiva e abre uma torneira durante o ato, sob aplausos do público presente.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. As imagens que circulam nas redes sociais foram registradas durante a solenidade de inauguração de uma adutora para abastecimento de água no município de Governador Dix-Sept Rosado. O momento em que a governadora abre uma torneira e recebe aplausos do público foi um ato simbólico para marcar a entrega de um trecho da adutora Apodi-Mossoró, sistema responsável por abastecer cidades da região.

Saiba mais: a cerimônia de inauguração da nova adutora aconteceu em 27 de junho, no município de Governador Dix-Sept Rosado. Nas redes sociais, o vídeo que mostra Fátima Bezerra abrindo uma torneira em um ato simbólico para marcar a entrega da obra passou a ser distorcido por desinformadores. As imagens foram utilizadas para afirmar, de forma enganosa, que a governadora teria promovido um evento para inaugurar um “cano de água”.

Em uma busca pelos termos “Fátima Bezerra” e “Inaugura”, a reportagem encontrou uma nota do governo do Rio Grande do Norte sobre a inauguração (aqui). No texto, é explicado que a abertura da torneira teve caráter simbólico. “Em solenidade na praça do mercado, a governadora Fátima Bezerra abriu simbolicamente a torneira, celebrando o fim de uma espera de décadas e o início de uma nova era de segurança hídrica para o município”, informa a publicação.

Segundo o governo estadual, a obra elevou a oferta de água no município de 70 mil para 120 mil litros por hora, beneficiando 70% da cidade que antes sofria com o abastecimento inconstante.

A gravação que viralizou também foi publicada pela própria Fátima dois dias após a inauguração da adutora. Na legenda da postagem, a governadora explica que o vídeo mostra a inauguração de um trecho da adutora Apodi-Mossoró (aqui).

Matéria UOL 👇

http://Governadora do Rio Grande do Norte não inaugurou cano, mas adutora https://share.google/f1ONs9QCVxgryc3aT