Barco com cerca de 20 mortos foi encontrado por pescadores no pará. Foto: Reprodução
Barco com cerca de 20 mortos foi encontrado por pescadores no pará. Foto: Reprodução

Um barco com cerca de 20 mortos foi encontrado neste sábado (13) no estado do Pará. Ainda não se sabe o número exato de corpos porque todos estão em decomposição avançada.

De acordo com o delegado Alexandre Calvinho, em entrevista ao jornal O Liberal, do Pará, as mortes teriam ocorrido no mar. “Eles foram rebocados para a praia de Ajuruteua, e ninguém sabe, mas tudo indica que são refugiados do Haiti. Tá tudo muito no início, as informações ainda são preliminares’, disse.

O delegado informou ainda que “o IML foi acionado, Corpo de Bombeiros também. Vamos esperar as investigações no decorrer dessa semana”. De acordo com Alexandre Calvinho, “seriam cerca de 20 corpos, mas a perícia vai confirmar a informação”.

Leia também:

A informação chegou ao conhecimento da Polícia nas primeiras horas da manhã deste sábado.

Na tarde deste sábado o Ministério Público Federal (MPF) decidiu abrir duas investigações sobre barco com cerca de 20 mortos encontrado no Pará. 

O procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou a abertura de investigação na área criminal e de investigação na área cível, que será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.

Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes.

Segundo a imprensa paraense, a embarcação foi encontrada por pescadores em uma área conhecida como Barra do Quatipuru, próxima à praia de Ajuruteua, em Bragança, no nordeste do estado.

Veja o vídeo que mostra o momento no qual o barco com cerca de 20 mortos foi encontrado:

A Polícia Federal (PF) do Pará instaurou um inquérito para identificar quem são as vítimas encontradas mortas no barco. Segundo a PF, as apurações – em conjunto com diversos outros órgãos de segurança pública – sobre o caso começaram imediatamente após a informação sobre o barco à deriva contendo os cadáveres.

Além de equipes da PF do Pará, peritos e papiloscopistas da sede do órgão em Brasília, no Distrito Federal, estão a caminho do estado e seguirão para o local em que os corpos serão removidos. O protocolo que será usado para descobrir quem eram as pessoas no barco é o de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) e todo o inquérito é de responsabilidade da PF no Pará.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________