O primeiro dia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Portugal foi marcado por protestos de um grupo de ucranianos em frente à Embaixada do Brasil em Lisboa, nesta sexta-feira (21). Falas do petista afirmam que a Ucrânia e a Rússia são responsáveis pela guerra no Leste Europeu.

A Associação de Ucranianos em Portugal entregou uma carta à Embaixada do Brasil em Lisboa convidando expressando descontentamento e rejeição às declarações feitas pelo presidente Lula.

“Eu fiquei muito triste com os comentários. Não dá para entender como o presidente do Brasil pode apoiar Putin”, disse um manifestante.

Em Lisboa, Lula desembarcou das 11h da manhã, pelo horário local. A visita oficial, marcada por acordos bilaterais, terá duração de cinco dias. O presidente brasileiro e a primeira-dama, Janja, foram recepcionados por José Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Hoje, Lula não teve agenda oficial. Neste sábado (22), o presidente será recepcionado com honras militares e terá encontros com o presidente português, Marcelo Rebelo, e o primeiro-ministro, Antônio Costa.