Iniciativa oferecerá uma ferramenta inédita ao município, permitindo otimizar a aplicação de recursos. Foto: Caille Melo/Semurb
O acordo prevê a criação de um software que auxiliará a gestão municipal na tomada de decisões, tanto para a mitigação e adaptação a eventos climáticos extremos quanto para a redução da emissão de CO₂
Publicado 27 de agosto de 2025 às 20:00
Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apresentou os primeiros resultados do projeto “Decisão Multicritério para Priorização de Ações de Mitigação de Riscos Climáticos e Redução na Emissão de CO₂ em Áreas Urbanas de Natal/RN”, desenvolvido a partir do acordo de cooperação firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Semurb.
O projeto é liderado pelo professor Ricardo Pires, do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. O acordo prevê a criação de um software que auxiliará a gestão municipal na tomada de decisões, tanto para a mitigação e adaptação a eventos climáticos extremos quanto para a redução da emissão de CO₂.
Segundo o diretor de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Luiz Augusto Correia, a iniciativa oferecerá uma ferramenta inédita ao município, permitindo otimizar a aplicação de recursos, direcionar ações e incorporar a percepção social no processo. O programa gerará uma matriz de prioridades para tomada de decisão, considerando medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e ações voltadas à redução de emissões de CO₂ em nível local.
“Com isso, a gestão poderá consultar a ferramenta a qualquer momento e tomar decisões mais assertivas, otimizando a aplicação de recursos financeiros ou de pessoal no enfrentamento das mudanças climáticas”, explicou Correia.
O estudo foi iniciado em julho de 2025 e já analisou mais de 4.800 artigos científicos para fundamentar a construção do modelo. Entre os critérios considerados estão os aspectos ambientais, sociais, econômicos, técnicos, institucionais e climáticos, que orientam a escolha de ações de maior impacto para o município.
O cronograma prevê a conclusão do modelo em maio de 2026, com validação pela Semurb e definição de ações prioritárias para mitigação de riscos e redução de emissões. “A expectativa é que Natal se torne mais preparada para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, adotando políticas públicas inovadoras e sustentáveis”, ressaltou o titular da pasta, Thiago Mesquita.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias