George Antunes, secretário municipal de saúde – Foto: Carlos Azevedo/Novo Notícias

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, em entrevista na manhã desta sexta-feira (20), ao programa Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, falou sobre a situação do sistema de saúde pública da capital potiguar, que está vivendo dias difíceis com o aumento dos casos de arboviroses.

Segundo o gestor, as unidades de saúde estão lotadas de paciente com dengue, e isso coloca todo o sistema perto de um colapso, e dá um alerta para a população, que para que façam o dever de casa, no sentido de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses responsáveis pelo caos da saúde natalense nas últimas semanas.

O secretário diz que se a população não fizer o seu papel enquanto cidadã, nós não teremos sequer o “direito de adoecer”, pois todas as instalações do município estão lotadas.

O município de Natal conta hoje com a maior rede de leitos clínicos de sua história, se não levarmos em consideração o período da covid-19. São 120 leitos abertos, exatamente o dobro do que existia antes da pandemia do novo coronavírus, e para ele, esse número não tem condições de ser expandido, pois o poder público não terá condições financeira de manter todo esse aparelho.

Contudo, para tentar garantir o atendimento a toda a população, George Antunes anunciou que a capacidade de atenção primária será ampliada com a criação de unidades que atenderão em escalas de 12 horas por dia, além de propor a possibilidade de um sistema de internação domiciliar.

Estado de emergência

O aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya obrigou o poder público a decretar estado de emergência. O município de Natal tomou a decisão na última terça-feira (17), enquanto que o Estado do RN publicou o Decreto nesta sexta-feira (20).