De origem popular, a coragem de Samanda Alves foi fundamental para mais de 20 anos de experiência na gestão pública, que agora ela quer levar para a capital potiguar
Publicado 23 de setembro de 2024 às 17:00
Visando contribuir para uma nova gestão que possa resolver problemas básicos do município de Natal, Samanda Alves (PT), está disputando pela primeira vez uma eleição municipal, concorrendo a uma vaga de vereadora na capital potiguar. Ela chega para o pleito deste ano com uma bagagem política, adquirida especialmente nos bastidores, que referenda a capacidade dela ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal.
Apesar de jovem na caminhada eleitoral – esta é a segunda experiência dela nas urnas –, Samanda é experiente no trato com a gestão pública, e tem no seu currículo mais de 20 anos assessorando a professora Fátima Bezerra, nos mais distintos cargos que ela ocupou nesse período, sejam os de deputada estadual e federal, senadora e governadora.
A experiência de Samanda conta também com atuação no Governo Federal como Coordenadora da Política e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No seu trabalho mais recente, ela voltou a atuar no legislativo exercendo a função de Chefe de Gabinete do deputado estadual Francisco do PT.
Além de toda a atuação nos mandatos de Fátima, Dilma e Francisco, a candidata do PT ao cargo de vereadora em Natal tem também um histórico de militância progressista que vem desde a adolescência, quando através dos movimentos estudantil e de mulheres, deu os primeiros passos políticos no Partido dos Trabalhadores, sigla que representa até hoje.
Em sua primeira experiência político-eleitoral, Samanda Alves recebeu mais de 31 mil votos em 2022, quando se candidatou a deputada federal. Na federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB), apenas os deputados Fernando Mineiro e Natália Bonavides superaram a votação dela, que foi diplomada como a primeira suplente do grupo.
“Tenho dedicado minha vida na construção de um mundo melhor, mais humano e mais justo. Fui assessora da professora Fátima Bezerra por mais de 20 anos e, em Brasília, participei do Governo da presidenta Dilma, sempre ao lado do presidente Lula. Natal tem sofrido com gestões incapazes de resolver problemas básicos como a falta de creches e um transporte público digno, que prejudica o dia a dia de toda população, mas isso pode ficar para trás”, diz Samanda Alves.
De origem popular, ela superou com garra as barreiras da desigualdade e se tornou engenheira da computação. A candidata acredita que essa coragem empregada em tudo que faz, aliada à toda a experiência que já adquiriu, são ingredientes essenciais para ajudar Natal a ser feliz. Samanda conta que a campanha eleitoral que está dedicada agora não é um projeto pessoal, e vai muito além.
“Nossa campanha é um projeto de sociedade, um projeto construído com gente da gente, independente da renda, da zona onde mora ou da fé que professa. Essa campanha é da gente! Com coragem faremos uma Natal mais feliz!”, explica.
Para garantir que Natal se torne uma cidade mais justa e feliz, Samanda tem uma série de compromissos de luta para levar à Câmara de Natal. “Vamos lutar no parlamento municipal por uma cidade mais inclusiva e democrática, por um transporte público digno e de qualidade, pelo direito à educação a partir das creches, hoje tão negligenciados em nosso município, e por uma Natal onde as mulheres possam viver com respeito, dignidade e com oportunidades de trabalho e assistência à saúde”, destaca.
Educação
• Mais creches e escolas em tempo integral;
• Cumprimento do Piso dos Professores, Formação Continuada e Garantia da Jornada de Trabalho;
• Melhorias na infraestrutura das creches e escolas municipais, e na merenda escolar;
• Readequação do transporte escolar para todas as modalidades de ensino, inclusive a EJA.
Juventude
• Criação do Centro de Referência da Juventude;
• Passe Livre Estudantil;
• Incentivo à cultura nas periferias;
• Fortalecimento das políticas LGBTQIAPN+;
• Mulheres na arte, ciência e onde elas quiserem;
• Mais emprego, dignidade e capacitação.
Defesa das Mulheres
• Enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas;
• Garantia de política efetiva de saúde integral para mulheres e meninas;
• Políticas de apoio às mães solos e atípicas.
Combate ao racismo e à LGBTQIAPN+fobia
• Políticas e campanhas de defesa e promoção da cidadania LGBTQIAPN+;
• Fim da discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero em todas as áreas;
• Novas leis de promoção e garantia da igualdade racial e de combate ao racismo e à intolerância religiosa.