Olá, pessoal! Não sou muito adepto a dar uma análise concisa do que podemos ver daqui pra frente com o início do Campeonato Potiguar da Segunda Divisão, tendo em vista que apenas a primeira rodada passou. No entanto, as primeiras impressões do que vi das partidas não foi nem pelas vitórias – de certa maneira esperada – do QFC e do Rio Grande, mas sim uma surpresa chamada Univap de Apodi. Confesso que não conhecia o elenco, mas pesquisando vi que em sua maioria é formado na região através da parceria com o Mossoró. Contudo, me pareceu que muitos terão dificuldade quando enfrentá-lo. De resto, só nas próximas rodadas saberemos mais.
A limpeza no alvirrubro segue a conta gotas. Na semana passada, Marquinhos Pedroso e Rodriguinho foram os convidados escolhidos a seguirem seus destinos. A lista, ao que parece, ainda irá aumentar nos próximos dias. A verdade é que outubro está chegando e seguiremos apenas com suposições sobre o novo CEO da SAF, o novo técnico, os novos atletas. Como diria um grande amigo, enfim…
Esta semana iremos conhecer os finalistas do Campeonato Estadual de Futsal. E por mais que Cadet e América tenham vencido os jogos de ida fora de casa, nada está decidido. Tanto Macau quanto Apodi são times que já demonstraram que não se entregam fácil. Partindo desta premissa, e pelo que já vimos de algumas partidas, a verdade que teremos bons duelos na quinta (26) e sexta (27). Quem quiser acompanhar as decisões que estarão por vir, só se ligar na TV FNFS no YouTube a partir das 20h30.
A Copa do Mundo de Futsal já tem a sua grande polêmica. Isso porque a França, querendo evitar confrontos mais difíceis, resolveu simplesmente não se esforçar tanto e acabou sendo goleada pelo Irã, já classificado, por 4×1. Assim, enquanto a Seleção Iraniana enfrenta o Marrocos nas Oitavas e, talvez, o Brasil nas Quartas, os franceses enfrentarão a Tailândia nas Oitavas. A atitude das Seleções fizeram com que houvesse críticas por todos os lados. Assim como o Rodrigo Capita, ex-jogador da Seleção Brasileira, torcerei fervorosamente para que as duas saiam da competição com requintes de crueldade dentro de quadra.
Acredito que esta semana também já teremos o rumo do Campeonato Potiguar Feminino definido. Na última reunião, que aconteceu semana passada, nove equipes ainda demonstraram interesse em participar da competição – Estrela de Parnamirim e União de Extremoz já garantiram suas presenças. A indefinição fica por conta da ajuda financeira oriunda do Governo do Estado para o Campeonato. Aliás, amanhã (24) poderá sair a resposta para tal. Com ou sem ajuda, é preciso definir já que a previsão de início do Estadual será para o dia 26 de outubro.
A equipe feminina do Corinthians não é chamada de “As Brabas” à toa. Ontem conquistou o sexto título Brasileiro consolidando um projeto que vai além de “apenas ter um time”. Faço as minhas as palavras da competentíssima jornalista Cíntia Barlem que disse o seguinte: “Não basta só colocar dinheiro. É preciso lastro, estrutura e mentalidade”. Apesar de alguns outros clubes começarem a surgir e querer bater de frente, mas os elementos citados, ainda, só o Corinthians possui. Mais um título merecido para o time que reina no futebol brasileiro há um bom tempo.
Já que falamos de campeãs, encerro a Coluna desta semana destacando o título da Coreia do Norte na Copa do Mundo Feminina Sub20. As norte-coreanas, que foram algozes do Brasil, bateram o Japão por 1×0 e se sagraram tricampeãs da competição. A Coreia, agora, se junta a Alemanha e EUA como as maiores vencedores. Ahh, o futebol feminino. Bom, fico por aqui. Uma ótima semana a todos e cuidem-se bem. Grande abraço!!