O PT, com a indicação da pré-candidatura da governadora Fátima Bezerra na tentativa de reeleição ao Governo do Estado, também vai desenhando a corrida para a Câmara dos Deputados, com o indicativo de Natália Bonavides mais uma vez ser uma âncora para eleger outros nomes. A sigla aposta em uma forte nominata para tentar recuperar pelo menos duas vagas de deputado federal.

O presidente do PT no Rio Grande do Norte, Júnior Souto, disse ainda haver muitas incertezas quanto ao espaço eleitoral de que o partido disporá para na disputa ao Legislativo, visto que o espaço depende do alinhamento de partidos via uma federação. Mas destacou haver uma boa expectativa para o crescimento da bancada, com novos nomes que estão surgindo serem peças-chave para essa estratégia.

Além da já deputada federal Natália Bonavides, que tentará a reeleição, o partido faz cálculos pensando em outros nomes com boas chances de serem eleitos à Câmara. A lista inclui os secretários de estado, Fernando Mineiro e Cadu Xavier, além da assessora parlamentar, Samanda Alves.

Fernando Mineiro tentará mais uma vez conquistar mandato como deputado federal – Foto: Divulgação/PT

A reportagem do NOVO Notícias conversou com estes nomes que são apostas do PT para o pleito deste ano. O secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, afirmou que com sua experiência no parlamento estadual e agora no Executivo, quer buscar a vaga na Câmara Federal. Mineiro recebeu 98.070 votos em 2018, chegando a ser diplomado pelo TRE-RN. Entretanto, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a sentença do judiciário local e garantiu o deputado federal Beto Rosado no exercício do mandato. Agora, com a projeção do ex-presidente Lula no cenário nacional, Mineiro defende alianças, e disse que respeitará as definições tomadas pela direção do PT, em sintonia com Lula, Fátima e o senador Jean Paul Prates.

“Quero estar lá em Brasília ajudando o Lula a construir maioria no Congresso Nacional para aprovar as medidas necessárias para colocar o Brasil novamente nos trilhos”, disse Mineiro.

Outro secretário que colocou seu nome a pré-disposição do partido, foi o titular da Secretaria Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. Diante da corrida interna dentro do partido, Cadu enxerga com naturalidade os nomes que estão surgindo e ressalta que diálogos estão sendo feitos pela sigla para chegar a um denominador comum entre todos.

“Eu me filiei ao partido no ano passado e coloquei meu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara Federal. Obviamente, a prioridade principal é a reeleição da governo Fátima e também ajudar o partido, além de manter a vaga da deputada Natália Bonavides, retomar a vaga do deputado Fernando Mineiro, bem como, coloquei meu nome à disposição para ser esse terceiro candidato do partido na Câmara Federal”, afirmou o secretário.

Ainda que tímida no cenário político local, mas com grande atuação nos bastidores do Partido dos Trabalhadores e na gestão Fátima, a assessora parlamentar, Samanda Alves, é outra forte candidata que surge nas discussões da sigla. Atuante dentro da militância petista, identificada com as pautas feministas e educacionais, Samanda afirmou ao NOVO Notícias que buscará integrar a nominata e concorrer por estas vagas que o PT quer recuperar e ampliar no Legislativo federal.

“Então, nós fizemos toda essa discussão pra nos prepararmos pra qualquer cenário. Nesse sentido eu coloquei o meu nome. E a discussão do formato, de quem vai compor, agora com a regra do jogo definida; tá tudo certo que vai ter a federação, mas ela não vai ser definida aqui no estado. A discussão é no plano nacional – até porque nossa prioridade é a eleição, trazer o presidente Lula de volta. E nós estamos preparados pra qualquer cenário, seja o partido sozinho ou na federação”, afirma Samanda.

Natalia Bonavides tem trabalhado pautas identitárias e voltadas às minorias sociais – Foto: Divulgação/PT

As eleições de 2022 marcam mudanças na corrida à Câmara dos Deputados. Agora, a nominata contará com apenas 9 nomes para atingir o quociente eleitoral. De acordo com o jornalista e comentarista político, Thiago Medeiros, no Rio Grande do Norte, o PT espera conseguir eleger dois nomes para a próxima legislatura. Segundo ele, o partido é o mais favorecido com o voto de legenda e também conta com o grande puxador de votos que será Lula e também a própria governadora, que vem liderando todas as pesquisas.

“Nomes de relevância estão postos no tabuleiro do partido. Candidata à reeleição, a deputada Natália Bonavides (PT) tem trabalhado bem seu nome com pautas identitárias e também voltada às minorias. Muitos têm esperado que ela ultrapasse sua marca de votos de 2018. Outro grande nome no partido é o de Fernando Mineiro, que participa como secretário do governo Fátima, e tem sido responsável pelas várias entregas do governo para a população, Mineiro, que já tem uma base eleitoral mais sólida, começa a fazer reuniões com correligionários e apoiadores em Natal e também pelo interior, seus movimentos começam a se intensificar”, avaliou Thiago.

Sobre os novos nomes que surgem e foram entrevistados pelo NOVO Notícias, o comentarista ressaltou que os pré-candidatos têm despertado expectativa quanto ao potencial eleitoral.

“Inicialmente, a Samanda Alves, que é da tendência da governadora Fátima, e poderá ganhar apoios relevantes para a disputa. Ela vem fazendo várias reuniões pelo estado tentando fortalecer sua candidatura. O segundo é o secretário de tributação Cadu Xavier, um nome mais técnico, que tem sido escolhido por um grupo próximo à governadora, porém ainda está muito envolvido com as pautas administrativas da gestão e ainda é mais tímido com relação a disputa.”

O PT tem se preparado para montar uma nominata forte para conquistar duas cadeiras nas eleições de 2002, lembrando que o partido, em 2018, conseguiu votos suficientes, porém uma decisão judicial acabou tirando a cadeira de Fernando Mineiro. Thiago ainda comenta que neste momento o detalhe das federações podem ser primordiais para essas definições internas do partido.

“Caso o PT venha a compor com outros partidos algum desses nomes, poderá ficar de fora, visto que apenas nove nomes poderão concorrer”, finalizou.