Foto: Idema/Divulgação
Iniciativa transforma o Rio Apodi-Mossoró em uma sala de aula flutuante, levando educação ambiental, história e pertencimento para os municípios de Grossos e Areia Branca.
Publicado 1 de julho de 2026 às 11:15
Neste mês de julho, o Projeto Barco Escola do Rio Grande do Norte consolida sua trajetória de sucesso e inicia uma nova e importante etapa de expansão na Região Oeste do estado. A novidade é o lançamento da embarcação “Flor de Sal”, que navegará pelo Estuário do Rio Apodi-Mossoró. A solenidade de inauguração ocorrerá nesta quinta-feira (02), no município de Grossos, às 16h, no Restaurante Frutos do Mar.
Com a proposta de promover uma educação ambiental viva, participativa e em movimento, o projeto transforma os rios potiguares em laboratórios dinâmicos de ensino e aprendizagem por meio de aulas-passeio guiadas.
>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp
Desde a sua retomada em 2025, o Barco Escola já se consolidou como uma das principais ferramentas de sensibilização ecológica do estado, tendo levado mais de 15.000 participantes, entre alunos da rede pública, educadores, pesquisadores e a comunidade geral de mais de 45 municípios, para vivências práticas no Estuário do Rio Potengi, em Natal.
Agora, em 2026, a expansão para o Oeste Potiguar descentraliza o acesso ao conhecimento e lança luz sobre um ecossistema fundamental para a economia e a biodiversidade do RN. Partindo da prainha de Grossos, a embarcação “Flor de Sal” vai explorar o patrimônio histórico, geográfico, biológico e socioeconômico de Grossos e Areia Branca.
A bordo, uma equipe multidisciplinar de educadores conduzirá os estudantes em uma leitura crítica da paisagem, abordando desde a importância dos manguezais como berçários da vida marinha até o impacto econômico da indústria salineira e pesqueira na região.
O diretor-presidente da Funcitern, Rafael Rodrigues, destaca o papel pedagógico e a relevância da interiorização do projeto.
“Trazer essa iniciativa para o Oeste Potiguar significa dar a esses jovens a oportunidade de estudar a sua própria realidade de perto. Quando o aluno compreende o ciclo ecológico do Rio Apodi-Mossoró e a história por trás das salinas, a teoria dos livros ganha vida. A Funcitern se orgulha de integrar esse projeto que une ciência, educação prática e desenvolvimento regional, plantando a semente da pesquisa e da conservação da natureza na mente das pessoas”, disse.
Para o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, a expansão do projeto Barco- fortalece as políticas públicas de preservação ambiental por meio da conscientização.
“A proteção do nosso patrimônio natural passa, obrigatoriamente, pelo sentimento de pertencimento da população. O ecossistema do estuário no Oeste é rico, sensível e vital para o equilíbrio climático e econômico local. Ao transformarmos o rio em uma sala de aula, o Idema e seus parceiros cumprem o papel nobre da gestão ambiental, que é a educação. A embarcação ‘Flor de Sal’ chega para fortalecer a Região Oeste e reafirmar que o desenvolvimento sustentável se constrói com conhecimento, respeito à natureza e cidadania ativa”, comentou Farkatt.
O diretor acrescentou ainda, que com a ampliação dessa iniciativa, o Governo do Estado, por meio do Idema, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), através da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), reforçam a responsabilidade ambiental individual e coletiva, mobilizando a sociedade potiguar para contribuir na preservação ambiental do Rio Grande do Norte através do poder transformador da educação.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias