UPA Pajuçara

UPA Pajuçara - Foto: Paulo Cândido

Cultura

Saúde Prefeitura de Natal contrata leitos em hospitais privados para aliviar pressão nas upas

Contratação emergencial custará mais de R$ 1 milhão por mês e segue até abertura do hospital municipal, prevista entre agosto e setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de maio de 2025 às 12:25

A Prefeitura de Natal anunciou a contratação emergencial de 55 leitos em hospitais da rede privada para reduzir a superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. O custo estimado da medida é superior a R$ 1 milhão por mês. Todos os atendimentos serão realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), com regulação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os novos leitos estarão distribuídos em três unidades hospitalares da cidade: Hospital Severino Lopes (20 leitos), Hospital Rio Grande (20 leitos) e Vita – Centro de Cuidados Extensivos (15 leitos). A previsão é que os atendimentos comecem na próxima semana.

O custeio dos leitos será feito com recursos federais, por meio do financiamento MAC (Média e Alta Complexidade). A contratação tem caráter temporário e deve permanecer em vigor até a entrega da primeira fase do Hospital Municipal de Natal. Localizada no conjunto Cidade Satélite, a unidade contará com 100 leitos — sendo 90 de enfermaria e 10 de UTI. A previsão de abertura é entre agosto e setembro deste ano.

Retomada da Mesa SUS

A Secretaria Municipal de Saúde reativou a Mesa de Negociação Permanente do SUS em Natal. A primeira reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e reuniu representantes da gestão, sindicatos e trabalhadores da saúde.

O encontro teve como objetivo discutir melhorias na assistência prestada à população, além de pautas de interesse dos servidores, como carga horária, gratificações e saúde mental. Segundo o secretário Geraldo Pinho, o espaço será usado para fortalecer o diálogo e propor ações que resultem em melhorias tanto para os profissionais quanto para os usuários da rede pública.

“Estamos aqui para construir uma boa relação de confiança e, assim, de fato, juntos, desenvolver ideias e projetos que se transformem em políticas públicas”, declarou Pinho. A mesa terá reuniões mensais, sempre na última quarta-feira de cada mês.

Tags