Foto: Reprodução
A implantação da nova rede de transporte público de Natal, proposta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), tem gerado preocupação na população. O redesenho do itinerário dos ônibus tem sido apresentado em reuniões com as comunidades em alguns bairros de Natal. Usuários questionam alguns pontos no projeto.
Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, a STTU esteve reunida com a população dos bairros Nova Descoberta, Lagoa Azul, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Potengi, Salinas e Redinha. Nas conversas, diversos pontos vêm sendo questionados pelos usuários, entre eles: o número excessivo de ônibus que precisarão ser utilizados para se deslocar para um trecho, o itinerário adotado por algumas linhas e se os usuários precisarão pagar várias passagens dentro de um curto espaço de tempo de utilização do serviço, além de queixas sobre o atual sistema.
Segundo o vereador Milklei Leite (PV), presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, que esteve presente nas discussões, o formato de comunicação da pasta sobre o projeto diante da população ainda não está sendo efetivo e transparente.
“O que estou percebendo é que na hora de explanar não está sendo claro, e a população está aflita. Foram reduzidas linhas e agora vai se reduzir mais”, destacou o parlamentar.
Conforme a STTU, a nova rede de transporte tem sido pensada para ser implantada de forma estruturada. No mapa de planejamento das novas linhas, a proposta apresenta os ônibus com a inicial “B”, transitando principalmente dentro dos bairros de uma mesma região. As linhas com trajetos mais longos terão a inicial “R”, e as linhas com “E”, denominadas estruturais, circularão em terminais com paradas estratégicas para determinadas localizações.
De acordo com Paulo César Medeiros, secretário da STTU, a avaliação dessa primeira semana de reuniões é positiva. Segundo o titular da pasta, mais de 600 contribuições e sugestões de mudanças e adequações no atual sistema já foram apresentadas. Paulo ainda ressaltou a importância da participação da população natalense nos encontros, fazendo com que a secretaria entenda os anseios dos usuários.
“Nós estamos nos debruçando sobre todas essas contribuições. A gente ainda tem muitas reuniões a serem feitas, e a gente conclama a população para continuar participando ativamente para que a Secretaria de Mobilidade Urbana repasse todas as informações para o corpo técnico realizar as proposituras”, afirmou o secretário.
Além das reuniões, a STTU disponibilizou em seu portal na internet os detalhes sobre a Nova Rede de Transporte Público. Por meio da ferramenta, o usuário tem acesso às informações sobre o mapa completo da nova rede, dias úteis, sábados, domingos e feriados, além de cada linha em arquivo individualizado. De acordo com o órgão, mais de 15 mil acessos já foram realizados na plataforma.
Conversas com a Zona Leste
A partir desta segunda-feira (4), a STTU inicia um novo ciclo de reuniões com os moradores da Zona Leste de Natal para seguir apresentando a Nova Rede do Transporte Público que vai vigorar após a licitação.
A primeira reunião acontece com moradores dos bairros de Santos Reis, Praia do Meio, Areia Preta, Mãe Luiza e Rocas, às 18h30, na Escola Municipal Santos Reis.