Foto: Arquivo Pessoal

O dia 5 de novembro de 2023 foi marcado pela euforia, ansiedade e tensão de milhões de candidatos que saíram de casa para realizar o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Mas para o potiguar piloto de navio mercante que foi um dos candidatos a tirar a maior nota em Matemática, Gil Pires de Miranda, 34 anos, o dia era apenas mais um da rotina. A última vez que ele tinha realizado uma prova que possibilitaria o ingresso em uma universidade fazia 16 anos.

“Na verdade, eu estava meio em crise com a minha profissão e não sabia se queria continuar. Fiz [o Enem] porque minha namorada ia fazer e me inscrevi. Até a última hora, eu ainda pensei em desistir, mas decidi ir”, contou Gil.

O potiguar, que conversou com a reportagem do NOVO Notícias enquanto se deslocava para embarcar na cidade de Recife, contou que sempre teve afinidade com a disciplina de matemática, e afirmou que, “não lembrava nenhuma das fórmulas, fui só com o básico mesmo” disse o piloto.

“Saí de casa como se tivesse indo tomar café da manhã, então, não tinha muitas expectativas. Eu não estudei nada. Não lembro nem as fórmulas de matemática, mas assim, para mim a prova do Enem é bem simples, então, com a base boa eu consegui fazer”, afirmou o potiguar.

O piloto lembra que ao conferir o gabarito no primeiro dia de provas viu que havia conseguido acertar um bom número de questões. Mas foi no segundo dia de aplicação, em 12 de novembro, que ele se destacou.

Leia também:
Mariane, nota mil na redação do Enem 2023 no RN: “Achei que fosse erro do site;
João Pedro, de Ipueira: eliminado em 2022, nota mil do RN no Enem 2023

“Fiz pré-vestibular há 16 anos e pensei que ia passar vergonha, mas quando eu vi o resultado nesta terça-feira, fiquei até surpreso, porém, esperava uma boa pontuação, já que eu tenho afinidade maior com a disciplina”, explicou.

Em 2007, quando terminou o Ensino Médio, Gil foi aprovado nos cursos de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e em Comércio Exterior no Instituto Federal do RN, mas decidiu por não dar prosseguimento nos cursos.

Foi então que ele passou a se dedicar a concursos da área militar, até ser aprovado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, onde atua desde 2014 até hoje como piloto de navio. Ele lembra que também fechou a prova de matemática desta edição do concurso.

Ao NOVO, o piloto disse que voltou a embarcar e agora, após o resultado, esta repensando se vai ou não mudar de profissão. “Penso em fazer Licenciatura em Matemática, para ser professor, porém, voltei a embarcar e essa pode ser uma possibilidade”, finalizou.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________