Controlador do Banco Master está preso desde março em desdobramento que atinge cúpula de poder..| Foto: Reprodução/Redes Sociais
Polícia Federal recusou acordo com Daniel Vorcaro apontando omissões graves; PGR decide continuar triagem de pen-drive entregue pela defesa
Publicado 21 de maio de 2026 às 10:52
A Polícia Federal rejeitou a proposta de delação premiada de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Os investigadores barraram o acordo após constatarem omissões relevantes e indícios de que o banqueiro tentou usar o mecanismo para blindar e preservar figuras políticas altamente influentes de Brasília que estariam envolvidas no esquema.
A decisão de negar a colaboração foi comunicada diretamente à equipe jurídica do empresário. De acordo com a corporação, os anexos apresentados foram considerados insuficientes, sem utilidade prática e classificados como uma tentativa de “delação seletiva”, omitindo os verdadeiros chefes das fraudes financeiras.
Apesar do veto contundente da Polícia Federal, o caso ganhou uma reviravolta nos bastidores do Ministério Público. A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu que continuará analisando os anexos e as provas entregues pela defesa do banqueiro.
O foco do órgão agora está concentrado na triagem de um pen-drive entregue pelos advogados de Vorcaro às autoridades. A equipe de acusação da PGR vai cruzar os dados para descobrir o que o réu de fato consegue provar em suas confissões e se há elementos inéditos que justifiquem passar por cima do relatório da PF.
Para que qualquer acordo ganhe validade jurídica e seja homologado, a lei exige que o investigado traga fatos novos e provas materiais que façam o processo avançar, o que a PF alega que não aconteceu na primeira tentativa.
Daniel Vorcaro segue em prisão preventiva desde 4 de março. O banqueiro foi capturado durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, que desarticulou um esquema bilionário de venda de carteiras de créditos fraudulentas ao Banco de Brasília (BRB).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias