Idosos com 80 anos ou mais, moradores de Natal, podem participar de pesquisa da UFRN sobre envelhecimento saudável. | Foto: Reprodução
Um estudo científico conduzido em Natal está recrutando idosos com 80 anos ou mais para investigar como hábitos de vida influenciam o processo de envelhecimento. A pesquisa, chamada Estudo Natal, é realizada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do RN (UFRN) e pretende acompanhar participantes da capital potiguar até 2028.
Podem participar pessoas que morem em Natal, tenham 80 anos ou mais, estejam lúcidas e consigam caminhar de forma independente, mesmo que utilizem algum tipo de apoio. Para se inscrever, é necessário possuir o número do cartão do SUS e preencher um cadastro disponibilizado pela equipe responsável pelo projeto.
O objetivo do estudo é entender de que forma fatores como atividade física, tempo sedentário, qualidade do sono e aptidão física estão relacionados a riscos comuns nessa fase da vida, como quedas e eventos cardiovasculares, incluindo infarto e acidente vascular cerebral.
Para isso, os voluntários passarão por uma série de avaliações presenciais no campus central da UFRN. Entre os procedimentos previstos estão testes físicos e funcionais, exames sensoriais — que avaliam visão, audição e cognição — além de densiometria óssea e exame para medir a rigidez das artérias.
Ao final das avaliações, cada participante receberá um relatório individual com informações sobre sua condição de saúde e orientações relacionadas ao estado físico identificado nos exames.
Coordenado pelo professor Eduardo Caldas Costa, do Departamento de Educação Física, o projeto pretende acompanhar cerca de 500 idosos distribuídos pelos cinco distritos sanitários de Natal. Durante o período da pesquisa, os participantes serão monitorados para registrar possíveis quedas e ocorrências de problemas cardiovasculares.
Além das avaliações presenciais, os pesquisadores também utilizarão uma plataforma digital desenvolvida para registrar informações e acompanhar os participantes ao longo do tempo.
Os idosos selecionados terão transporte gratuito de ida e volta para realizar os exames no campus da universidade, podendo estar acompanhados por um familiar ou responsável. Profissionais da atenção primária à saúde, familiares e amigos também podem indicar idosos que se encaixem no perfil buscado pela pesquisa.
Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas no site EstudoNatal.com.br ou no perfil do projeto no Instagram (@estudo.natal). Dúvidas e agendamento das avaliações também podem ser feitos pelo WhatsApp (84) 99679-5040.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias