Foto: PMRN

Polícia

Ação Operação no Seridó apreende 120 arribaçãs abatidas e motocicleta usada em caça ilegal

Ação conjunta entre Ibama e Batalhão Ambiental utilizou drones para combater a caça predatória de aves silvestres na região do Seridó

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de junho de 2026 às 09:31

Uma operação conjunta entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) resultou na apreensão de 120 arribaçãs abatidas e de uma motocicleta utilizada na prática da caça ilegal na região do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Batizada de “Operação Migratorius V”, a ação teve como principal objetivo combater a caça predatória de arribaçãs, prática considerada crime ambiental e que coloca em risco a conservação da fauna silvestre e o equilíbrio dos ecossistemas.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

A fiscalização contou com quatro equipes em campo e o apoio de um drone, utilizado para ampliar o monitoramento de áreas de difícil acesso e aumentar a eficiência das ações. Segundo os órgãos envolvidos, o emprego da tecnologia foi fundamental para o sucesso da operação.

Além da apreensão da motocicleta, as equipes recolheram 120 aves abatidas, impedindo que fossem comercializadas ou consumidas de forma ilegal.

De acordo com o BPAmb e o Ibama, a operação reforça o compromisso das instituições com a proteção da biodiversidade e a responsabilização de pessoas envolvidas em crimes contra a fauna.

Os órgãos ambientais informaram ainda que as fiscalizações serão intensificadas em toda a região do Seridó durante o período de migração das arribaçãs. A população também é incentivada a colaborar por meio de denúncias, contribuindo para o combate aos crimes ambientais e para a preservação do patrimônio natural do Rio Grande do Norte.

Tags