Seleção brasileira que enfrentou a Alemanha em 8 de julho de 2014, no Mineirão – Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Há quase uma década, em 8 de julho de 2014, o mundo do futebol testemunhou uma das derrotas vexaminosas da história da seleção brasileira. Na semifinal da Copa do Mundo, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a equipe enfrentou a seleção alemã e sofreu uma devastadora goleada por 7 a 1. Desfalcado de Neymar devido a uma lesão e com a ausência do capitão Thiago Silva por suspensão, o Brasil sofreu a pior derrota de toda a sua história. Nesta reportagem, vamos revisitar o passado e descobrir o que aconteceu com os jogadores daquele time histórico desde então.

Por onde estão os jogadores daquele time treinado por Luiz Felipe Scolari?

Julio César

O goleiro do Brasil no 7 a 1 da Alemanha aposentou-se do futebol em 2018. Com 43 anos, hoje ele vive com a família, em Portugal. Hoje, Julio César é um homem de negócios. É dono de um escritório credenciado pela XP Investimentos prestando assessoria financeira. Julio César continua casado com a ex-atriz, hoje influencer, Susana Werner.

Maicon

O lateral direito titular do Brasil na Copa de 2014 se aposentou em 2021. Maicon participou do time do Cruzeiro campeão da Tríplice Coroa, em 2003. Ele também chegou a vestir a camisa do Villa Nova, de Nova Lima. Ídolo na Inter de Milão, o ex-jogador vive entre o Brasil e a Itália, que visita com frequência.

David Luiz

O zagueiro David Luiz segue na ativa. Com 36 anos, ele é jogador do Flamengo. Foi contratado pelo clube carioca em 2021 e voltou a jogar no Brasil após 14 anos. Brilhou com a camisa do Chelsea, onde foi campeão da Liga dos Campeões da temporada 2011/2012.

Dante

O zagueiro Dante é outro titular do Brasil no chamado “Mineiraço” que segue atuando como jogador profissional. Após o 7 a 1 em 2014, ele saiu do Bayern de Munique e se transferiu para o Wolfsburg. Um ano depois foi negociado e vendido para o Nice, time da Ligue 1, a divisão de elite do futebol francês. Tem contrato com o clube francês até 2024.

Marcelo

O carioca lateral esquerdo do Brasil no 7 a 1 sofrido no Mineirão está no Fluminense. Recordista de títulos com a camisa do Real Madrid, Marcelo deixou o clube espanhol em junho de 2022.

Luiz Gustavo

Aos 34 anos hoje, o volante contra a Alemanha segue em campo. Também segue na ativa. Desde 2022, ele é jogador do Al Nassr, da Arábia Saudita. É companheiro de equipe do português Cristiano Ronaldo.

Fernandinho

O volante com 37 anos está no Athletico-PR, clube que o revelou para o futebol, em 2003. Ele tem uma trajetória de sucesso pelo Manchester City, clube inglês treinado por Pepe Guardiola, além de uma passagem bem vitoriosa pelo Shakthar Donetsk, da Ucrânia.

Paulinho

Outro que ainda atua no Brasil é o volante Paulinho, de 33 anos. Ele é jogador do Corinthians, onde se destacou no futebol brasileiro. Paulinho não joga desde maio por conta de uma lesão no joelho esquerdo.

Bernard

O atacante Bernard, com 30 anos, veste a camisa do Panathinaikos, da Grécia. Apelidado por Felipão como o jogador com “Alegria nas pernas”, Bernard teve a missão de substituir Neymar, contundido desde a partida das quartas de final, na fatídica derrota no Mineiro.

Oscar

Aos 31 anos, o meia Oscar ainda joga no clube chinês Shanghai Port. Na China, Oscar ganha por temporada cerca de 24 milhões de euros. Foi dele o gol de honra do Brasil na humilhante goleada por 7 a 1, no Mineirão, na Copa de 2014.

Hulk

Mais lembrado hoje, aos 35 anos, por seu sucesso com o Atlético Mineiro, o atacante Hulk também fazia parte daquele time titular do Brasil na semifinal contra a Alemanha. A Copa de 2014 foi a única que Hulk disputou.

Ramires

Ramires tem hoje 36 anos. No “Mineiraço”, ele saiu do banco de reservas e entrou no jogo no lugar de Hulk. Ele se aposentou do futebol em setembro de 2022.

Fred

Titular do Brasil no vexame do 7 a 1 da Alemanha, no Mineirão, o atacante recebeu muitas críticas pela frustrante campanha no mundial. Ele se aposentou do futebol em 2022, aos 38 anos, enquanto jogava pelo Fluminense. Hoje, ele segue no clube carioca, como diretor de Planejamento Esportivo do Fluminense

Willian

O ex-atacante do Chelsea é mais um dos que estavam naquele Brasil da Copa de 2014. Hoje, aos 33 anos, ele é jogador do Fullham, da Inglaterra.

Luiz Felipe Scolari (Felipão)

O técnico do penta com o Brasil, em 2002, e também do vexame do 7 a 1 da Alemanha, na Copa de 2014, está de volta ao futebol de Minas Gerais. Ele é desde junho técnico do Atlético Mineiro. Comanda um dos jogadores do vexame de 2014, o atacante Hulk.