Tedros Adhanom
Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS – Foto: Reprodução/Instagram

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, recomendou, durante entrevista nesta quarta-feira (27), que homens que fazem sexo com homens diminuam o número de parceiros para diminuir o risco de contaminação com a monkeypox, conhecida no Brasil como varíola do macaco.

Até agora, 98% dos casos ocorreram em homens que fizeram sexo com outros homens, mas a OMS ressalta a importância de se evitar estigmatizar a doença. Mesmo com esses números, o diretor-geral da Organização destaca que qualquer pessoa exposta ao vírus pode ser contaminada.

Tedros Adhanom informou ainda que a transmissão não se resume ao contato sexual, e a doença pode ser contraída por diversos outros meios, como o contato próximo, abraços, beijos e até por meio do compartilhamento de objetos pessoais como toalhas e roupas.

A OMS recomenda ainda a vacinação das pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas pela varíola dos macacos. Uma vacina já foi aprovada para esse fim em Canadá, Estados Unidos e União Europeia, e outras duas são consideradas contra a doença, informou a OMS.