Foto: SMS/Divulgação
De acordo com a secretaria, a expectativa é de que os números aumentem em agosto, uma vez que o período de chuvas aliado ao calor favorece a presença desses animais, que buscam locais úmidos e abrigados para se esconder
Publicado 7 de agosto de 2025 às 10:06
Até julho de 2025 foram registrados 853 casos de acidentes envolvendo escorpiões em Natal, incluindo um caso considerado grave em março. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, através do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP) nesta quinta-feira (7).
De acordo com a secretaria, a expectativa é de que os números aumentem em agosto, uma vez que o período de chuvas aliado ao calor favorece a presença desses animais, que buscam locais úmidos e abrigados para se esconder.
Diante do aumento na incidência de acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões, o Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP), da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), reforça o alerta sobre os cuidados que devem ser adotados pela população, principalmente por moradores de áreas de risco.
Em 2024, segundo a pasta, Natal registrou 2.580 notificações de acidentes com animais peçonhentos — como abelhas, aranhas e serpentes —, sendo 2.135 causadas por escorpiões, o que corresponde a 82,8% dos registros.
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, muito sensíveis a mudanças climáticas e alterações no ambiente. Esses fatores os fazem sair dos esconderijos e adentrar residências em busca de abrigo e alimento. Em Natal, devido à variação climática, o número de acidentes oscila, com maior concentração de ocorrências nas regiões Norte e Oeste do município.
CUIDADOS PARA PREVENIR ACIDENTES
Diante desse cenário, Juraci Lima, responsável técnica do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP), orienta sobre cuidados simples que ajudam a prevenir acidentes com escorpiões:
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE
A Secretaria de Saúde orienta que, em caso de acidente, o local afetado seja lavado imediatamente com água e sabão, e que a pessoa procure o quanto antes uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município — Potengi, Pajuçara, Cidade Satélite ou Esperança — para receber atendimento médico adequado. A atenção deve ser redobrada especialmente em casos envolvendo crianças menores de 10 anos, pois a gravidade pode ser maior e, em alguns casos, levar a óbito.
Se possível, fotografar o animal ou leve-o consigo (desde que não haja risco de novo acidente), pois isso pode ajudar na identificação da espécie.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses também pode ser acionada em casos de escorpiões encontrados em imóveis, pelo telefone (84) 3232-8235 (WhatsApp) ou pelo aplicativo Natal Digital.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias