Chuva em Natal - Foto: Carmem Félix
O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, confirmou o registro de 87,6 milímetros de chuva em Natal. O volume acumulado até esta quarta-feira (11) resulta de um sistema alimentado por águas oceânicas aquecidas. A temperatura do mar próxima ao litoral está acima de 28 graus, o que libera mais umidade e favorece a continuidade das precipitações.
As chuvas devem avançar para o interior e atingir as regiões do Agreste, Seridó e Alto Oeste. A previsão indica ocorrência de chuvas em todos os grandes polos do estado durante o Carnaval. Cidades como Macau, Caicó e os municípios do Vale do Açu devem registrar precipitações no período festivo.
O especialista alerta para o risco de descargas elétricas causadas pela atmosfera no período da tarde. As chuvas no litoral se concentrarão preferencialmente durante a manhã e no início da noite. O cenário atual é influenciado por sistemas localizados, como o Vórtice Ciclônico que atuou recentemente na costa.
O mês de fevereiro deve seguir com chuvas até o final e se juntar ao início da quadra chuvosa. O agricultor de algumas regiões já pode iniciar o plantio com a garantia de umidade no solo. As condições climáticas melhoraram em relação aos prognósticos anteriores devido ao aquecimento do Atlântico e à atuação fraca do fenômeno La Niña no Pacífico.
A expectativa da Emparn é que as chuvas fiquem próximas da normalidade nos próximos meses. O cenário aponta para uma recuperação dos mananciais mais expressiva do que a observada no ano passado. A nova configuração climática deve assegurar uma safra melhor após as frustrações registradas em 2025.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias