Vacina Pfizer chegando ao RN
Vacina Pfizer chegou ao RN nesta segunda-feira (3) – Foto: Reprodução/Twitter/Governo do RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou na tarde desta terça-feira (4) que começará a aplicação das vacinas da Pfizer a partir da próxima quinta-feira (6) no município.

O imunizante será específico para pessoas com comorbidades, sendo inicialmente aplicadas em pacientes portadores de deficiência, diabéticos e cardiopatas, com idade entre 55 e 59 anos.

Leia também:
Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega ao RN nesta segunda (3)

A aplicação ocorrerá apenas no ponto de vacinação do ginásio do Sesi, pois esse é o único que possui ambiente e equipamentos técnicos para o armazenamento das vacinas, que devem ser mantidas em temperatura menor que as produzidas pelo Butantan e pela AstraZeneca.

O Município de Natal informa que vai adotar o esquema vacinal recomendado pela fabricante do imunizante que orienta que a segunda dose da vacina seja aplicada 21 dias após a primeira. No entanto, esse não é o método recomendado pelo Ministério da Saúde, que adota um intervalo de 12 semanas entre as duas aplicações.

O Ministério da Saúde declarou em nota técnica que adota o mesmo intervalo usado no Reino Unido, que resolveu usar o método com base em estudos que indicam um haver imunização suficiente para proteger o vacinado mesmo com apenas uma dose.