Malandros do Samba
Malandros do Samba é campeã do Carnaval de Natal 2023 – Foto: Kevin Muniz

A Escola de Samba Malandros do Samba conquistou o título do Carnaval de Natal pela 35⁰ vez na sua história, com 118,10 pontos. A apuração ocorreu na tarde desta terça-feira (278), na sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), na Cidade Alta. Os desfiles aconteceram no Polo Ribeira, na Avenida Duque de Caxias, no último final de semana.

A escola que tem sede no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal e existe desde 1958, desfilou com o tema ” A História fantástica do Menino de Tangará” e homenageou o deputado estadual, Ubaldo Fernandes.

“A conquista deste título foi uma luta muito grande, contamos com uma equipe muito boa, que fez acontecer essa grande vitória, com muita fé e garra, desfilando na passarela do samba, dando um show de beleza”, disse João Barroca, Presidente da Escola, que acompanhou a apuração com bastante emocionado.

O carnavalesco da Agremiação, Flávio Medeiros, ressaltou o empenho e esforço da comunidade para realização do desfile após dois anos. A escola saiu na avenida com quase 1.000 componentes, quatro alegorias e um tripé da Comissão de Frente.

“Depois de dois anos sem carnaval, chegarmos até aqui, é uma glória. Agradecer a Deus, a cada componente da comunidade, a cada pessoal que nos ajudou direta e indiretamente, agradecer nossa equipe de barracão, que nos proporciona hoje essa felicidade imensa e sensação de dever cumprido em ganhar esse campeonato”, destacou Flávio.

Na sequência, em segundo e terceiro lugar, ficaram a Águia Dourada (117,50 pontos) e Balanço do Morro (117,40 pontos). Já no grupo B, a Império do Vale foi a grande campeã com 108,20 pontos, garantindo vaga no grupo A do ano que vem. Em seguida vieram Asas de Ouro (107,90 pontos) e Confiança no Samba (106,40 pontos). A escola de Samba Em Cima da Hora atingiu os critérios mínimos no grupo de Acesso, e com 106,70 pontos, subiu para o Grupo “B” do Carnaval do Natal.

Emoção até a última nota

Integrantes e componentes das escolas acompanharam a apuração por um telão no lado externo da Funcarte – Foto: Divulgação

Desde as primeiras horas da tarde desta terça-feira, diversos componentes e integrantes das escolas de samba de Natal se reuniram na sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), na Cidade Alta, na expectativa pela leitura das notas, que consolidariam o resultado dos desfiles das agremiações no último final de semana. A secretaria disponibilizou um telão no lado externo, com caixas de som, para que o público pudesse acompanhar em tempo real, a apuração.

Por volta das 15h30, o secretário de Cultura, Dácio Galvão, iniciou a apuração com um breve discurso para alguns representantes das escolas e imprensa, ressaltando a parceria do executivo municipal e as agremiações neste Carnaval, que foi um grande sucesso de público, com a presença de milhares de pessoas nos dois dias de desfiles.

Após a fala do gestor, foi iniciado a abertura da caixa e leitura das notas para todos os presentes. Primeiramente, foi revelado as notas da escola Em Cima da Hora, única agremiação a disputar no grupo de Acesso, que obteve 106,70 pontos e garantiu a vaga no Grupo B do Carnaval de Natal em 2024.

Logo em seguida, foram lidas, por ordem de apresentação na avenidas, as notas das escolas do Grupo B, que resultou na escola Império do Vale como a grande campeã, por apenas 0,3 décimos. O resultado final terminou em 108,20 da Império contra 107,9 da Asas de Ouro, que ficou em segundo lugar. A Confiança no Samba somou 106,40 e terminou em terceiro lugar. A Império do Vale desfilou com o enredo “”O Boi”, histórias e encantarias que o povo conta”. Com o resultado, a agremiação conquistou o acesso para a elite do carnaval de Natal em 2024 e faturou a premiação de R$ 35 mil.

Já na apuração do Grupo A, a emoção foi até a última nota. Com o formato de leitura por quesito, o resultado final só foi conhecido na última nota do quesito Comissão de Frente. Durante as leituras das notas, Malandros do Samba, Balanço do Morro e Águia dourada, disputavam décimo a décimo a liderança. Mas ao final, com dez nota 10 e perdendo pontos em apenas dois quesitos, a Malandros do Samba conquistou, segundo o presidente João Barroca, o 36º título de campeã, da mais antiga agremiação carnavalesca em atividade na capital potiguar.

Com o samba-enredo em homenagem ao deputado estadual Ubaldo Fernandes, os componetes da escola de samba do bairro das Rocas, que acompanhavam o resultado no lado externo da Funcarte, soltaram o grito de “Ô Campeão voltou”, e festejaram com muita alegria e samba no pé.

“Foi um enredo fácil para gente, porque a pessoa do deputado, além de ser um parlamentar, ele foi líder comunitário, reside nas Rocas e é uma pessoa que está com as portas abertas e tem um legado dentro da comunidade. Então, quando o enredo veio pra escola, pra falar sobre Ubaldo Fernandes, nós sabíamos que ia ser um enredo fácil de trabalhar pela pessoa que ele é e se tornou dentro da comunidade. Agora a Rocas está em festa e vamos para lá comemorar!”, falou Flávio Medeiros, carnavalesco da escola campeã.

A Acadêmicos do Morro, com 114,50 pontos e a Batuque Ancestral que somou 107,80 pontos, terminaram em 4º e 5º lugar respectivamente. De acordo com a presidente da Liga Das Escolas de Samba de Natal, Larissa Lira, nas próximas 24 horas, as agremiações irão se reunir e devem apresentar uma proposta para que não haja rebaixamento na edição do carnaval deste ano. Sendo assim, a Batuque permaneceria no Grupo A, e no próximo ano, seis escolas desfilariam no grupo de elite das escolas de Natal. A proposta vai ser avaliada pela comissão responsável pelos desfiles e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

Malandros do Samba homenageou deputado estadual Ubaldo Fernandes – Foto: Canindé Soares