Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O Brasil é conhecido por sua eficiente cobertura vacinal, mas tem enfrentado dificuldades recentemente. O Movimento Nacional pela Vacinação surgiu para reverter essa situação, já que a maioria das vacinas não atingiu as metas estabelecidas. O Governo Federal distribuiu 19 milhões de doses de imunizantes bivalentes em todo o país para combater a Covid-19 e aumentar a imunidade da população.

A vacina de RNA requer armazenamento especial, e o Ministério da Saúde tem feito entregas escalonadas, considerando a disponibilidade e capacidade de estoque de cada local. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que a limitação de estoque dos estados requer a divisão das entregas para melhor organizar a distribuição.

O Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde tem garantido que o processo ocorra de maneira fluida e descomplicada. Os frascos de vacina contêm várias doses, e o diretor do departamento, Eder Gatti, recomenda o uso do bom senso para aproveitar as doses de um frasco aberto.

Os grupos prioritários para a vacinação são idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e residentes de instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. O esquema vacinal consiste em uma dose da vacina Covid-19 bivalente da Pfizer para aqueles que completaram o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes, com um intervalo mínimo de 4 meses desde a última dose.

Os envios de doses ocorrerão gradualmente, de acordo com o avanço da vacinação no público-alvo planejado.