Lula responde Trump - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente dos Estados Unidos revogou vistos de integrantes do STF e da PGR, mas poupou ministros indicados pelo ex-presidente. Lula diz que atuação das instituições brasileiras permanece firme
Publicado 19 de julho de 2025 às 12:18
Em comunicado em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a medida adotada por Donald Trump de revogar vistos de entrada nos Estados Unidos para ministros do STF e para o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Trump, acentuando a motivação bolsonarista da medida, não revogou o visto de ministros do Supremo que foram nomeados pelo ex-presidente brasileiro, que responde a processos por atentado à democracia, ao Estado de Direito e à soberania nacional.
Leia o comunicado de Lula:
“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.
A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.
Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito“.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias